Pular para o conteúdo
Início » Percentual de mortes devido a Dengue este ano é elevadíssimo no DF 230 vítimas fatais

Percentual de mortes devido a Dengue este ano é elevadíssimo no DF 230 vítimas fatais

Percentual de mortes devido a Dengue este ano é elevadíssimo no DF 230 vítimas fatais

Guará DF, 13 de abril de 2024

Redação Guará News

Alexandre Torres

 

 

De acordo com o portal de informações da Saúde, este ano, morreram 2.929 pessoas no DF. Dessas, pelo menos 230 foram por dengue

Arte / Metrópoles
Mosquito - Metrópoles

Este ano, no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde (SES-DF) contabilizou 2.929 óbitos. Desses, quase 8% foram causados por complicações relacionadas à dengue — até 8 de abril, a pasta confirmou 230 mortes pela doença.

As informações constam no InfoSaúde, portal de informações da Secretaria de Saúde e foram atualizadas em 8 de abril. Na quinta-feira (11/4), a pasta confirmou 235 mortes, além de outras 45 em investigação.

Pico em fevereiro

O portal aponta que a maioria das mortes pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti ocorreu em fevereiro. O mês soma 120 dos cerca de 230 falecimentos do ano. Janeiro aparece com 46 e março com 64.

Procurada, a Saúde do DF afirmou que, no Distrito Federal, até a semana 13 — ou seja de 23 de março a 4 de abril — foram notificados 201.394 casos de dengue, com 190.923 casos prováveis e uma incidência de 5.958,76 casos a cada 100 mil habitantes.

“Ao comparar a semana 13, que teve 3.066 casos prováveis, com a semana 12, que soma 10.521 casos, observa-se uma redução de 70,8%”, diz a pasta.

Mortes

Segundo a SES-DF, a dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito, que se reproduz em depósitos de água parada.

O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos. “O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, assim, para a maior disseminação da doença. Por esse motivo, é importante evitar água parada, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente”, ressalta a pasta.

Também em fevereiro, uma criança de 8 meses de vida morreu de dengue e Covid-19. A família de Helena Alves Martins Dourado buscou atendimento na rede pública de saúde para a criança pelo menos quatro vezes antes do óbito, mas a menina não foi internada.

Em janeiro, Alice Arruda, psicóloga, morreu aos 29 anos, também vítima da dengue. Ela perdeu a vida em um hospital particular no Cruzeiro Velho, após contrair a forma hemorrágica da doença.

Cíntia Maria Dourado MendesFelipe Francisco de Carvalho Marín e Pietra Isaac também foram vítimas da infecção.