Pular para o conteúdo
Início » Pacientes com transtornos mentais graves viram artesãos em projeto terapêutico no DF

Pacientes com transtornos mentais graves viram artesãos em projeto terapêutico no DF

Pacientes com transtornos mentais graves viram artesãos em projeto terapêutico no DF

Por Brenda Ortiz, G1 DF

 


Grupo Caco Terapêutico — Foto: DivulgaçãoGrupo Caco Terapêutico — Foto: Divulgação

Grupo Caco Terapêutico — Foto: Divulgação

O Instituto de Saúde Mental (ISM), do Distrito Federal, desenvolve um projeto chamado Caco Terapêutico. O trabalho, que começou em 2006, busca melhorar o estado de saúde dos pacientes e ajudar a garantir retorno financeiro.

Nas oficinas, restos de tecido, tampinhas de garrafas, pedaços de cerâmica são transformados em arte e vendidos em feiras e eventos. Segundo a técnica em enfermagem e terapeuta comunitária Cássia Maria, a comercialização das criações é apenas uma consequência.

“O que mostramos aqui é que lixo transformado em arte passa a ter mais valor. Isso acontece também com os pacientes.”

A terapeuta conta que é nítida a transformação. “Muitos chegam cabisbaixos. Preferem usar preto e branco ou fazem uma mistura exagerada de cores, mostrando esse desequilíbrio”.

Cássia explica que o projeto, que começou com oito pacientes, conta com mais de 40. Para participar, é preciso estar em tratamento no ISM (veja mais abaixo).

Em pouco tempo, diz Cássia, a autoestima e a confiança começam a ser resgatadas.

“Eles já trabalham de forma mais organizada, com as cabeças levantadas e mais felizes.”

Mesa em mosaico feita por paciente do Caco Terapêutico — Foto: FacebookMesa em mosaico feita por paciente do Caco Terapêutico — Foto: Facebook

Mesa em mosaico feita por paciente do Caco Terapêutico — Foto: Facebook

Atividades

As oficinas do Caco Terapêutico acontecem todos os dias, porém, com trabalhos diferentes. Tem tapeçaria, abayomi (uma boneca feita de tecido com nós), cata-tampas, pintura, desenho e mosaico, além de automassagem e terapia comunitária.

“Todas as etapas de criação estão relacionadas com a situação de vida dos pacientes”, explica a terapeuta.

“Se ele estiver solitário, inconscientemente o mosaico terá pedaços mais distantes uns dos outros. A ideia do projeto é montar os cacos internos.”

As peças são expostas e, quando vendidas, parte do valor fica com os pacientes criadores dos trabalhos e uma parcela vai para a compra de materiais e para a manutenção do projeto, que é autônomo, ou seja, embora faça parte do atendimento de saúde mental, não recebe recursos públicos.

O Instituto

O Instituto de Saúde Mental faz parte da Rede de Atenção Psicossocial do Distrito Federal e funciona com equipes multiprofissionais. Ele presta serviços com base nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e trabalha com o paciente e com as famílias.

Na época da inauguração, em 1987,o ISM recebeu a área onde funciona do então presidente da República, José Sarney. Foi uma doação à Secretaria de Saúde do Distrito Federal e uma das primeiras unidades do país a atender dentro desse modelo de atenção à saúde mental.

ISM – Caco Terapêutico

Endereço: EPNB, km 4

Av. Sucupira, Granja do Riacho Fundo – Riacho Fundo I

Informações: (61) 3399-3388

Alexandre Torres
Guará News