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Obras da Via Estrutural tem previsão de finalizar até final do ano e chega a quase 5 KM dos 13 da extensão total

Obras da Via Estrutural tem previsão de finalizar até final do ano e chega a quase 5 KM dos 13 da extensão total

Guará DF, 01 de abril de 2023

Adaptações

Alexandre Torres

Guará News

 

 

Pista, com 13 km de extensão em cada um dos sentidos, será toda revestida em concreto; no momento, obras são executadas no trajeto Ceilândia-Plano Piloto

Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes[

As obras de pavimentação em concreto da Via Estrutural seguem em ritmo acelerado e alcançaram cerca de 4,6 km neste sábado (1º). A maior parte deste trecho, uma extensão de 2,8 km, está com as três faixas de rolamento e o acostamento totalmente concretados. Já o trecho de 1,8 km restante do percurso, no momento, encontra-se apenas com a faixa da direita em reformas, para minimizar os impactos no tráfego. A obra, executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), ocorre no sentido Ceilândia-Plano Piloto.

Trecho em obras na Estrutural tem uma faixa de rolamento liberada para os veículos: transtorno temporário | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

A modernização da Estrada Parque Ceilândia (EPCL), também chamada de Estrutural, tem investimento de R$ 55 milhões do GDF. “Entre o Pistão Norte, ponto de início da obra,  e a Rua 10 B de Vicente Pires, as três faixas já estão pavimentadas, inclusive em uso. Agora, avançamos bem no trecho que vai até a ponte sobre o Córrego Samambaia”, enumera o superintendente do DER, Cristiano Cavalcante.

A expectativa é que, até o final do ano, os 13 km da estrada estejam de cara nova, com revestimento de concreto feito com cimento Portland. Cento e cinquenta operários trabalham diariamente na rodovia que liga o Plano Piloto a Águas Lindas (GO). A aplicação do concreto está sendo feita no período noturno, entre as 20h e as 4h. Ao longo do dia, o pavimento é molhado por um caminhão pipa.

“É o que chamamos de cura do concreto. Ela é feita para que o material não perca suas características originais e mantenha uma umidade adequada”, explica Cristiano. O pavimento rígido – que tem o concreto como matéria-prima – é muito mais resistente que o asfalto comum e, segundo os engenheiros, tem uma vida útil de pelo menos 20 anos, sem precisar de manutenção.

O técnico em energia solar Diego Siqueira elogia a obra: “Aqui era terrível, com muito buraco espalhado pela estrada”

Mais parece um ‘tapete’

As mudanças na via já começam a ser sentidas pela população. Segundo o técnico em energia solar Diego Siqueira, 29 anos, a pista de concreto traz conforto e significa menos buracos. “É um investimento muito bom feito pelo governo, apesar de que o trânsito está grande com as obras”, opina. “Já passei por esse pedaço novo de cimento, e está ficando um ‘tapete’. Aqui era terrível, com muito buraco espalhado pela estrada”.