Pular para o conteúdo
Início » O clima no DF continua a fazer os brasilienses a tirar os casacos do roupeiro

O clima no DF continua a fazer os brasilienses a tirar os casacos do roupeiro

O frio não só continua como tende a piorar: em algumas regiões do DF, a temperatura para este domingo pode chegar a 12ºC

Apesar do céu aberto com sol em Brasília, neste domingo (16/6), sair de casa sem casaco não é uma boa ideia, adverte o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o meteorologisa Eduardo Almeida, a temperatura mínima no Plano Piloto deve chegar a 16°C, e em outras regiões do Distrito Federal os termômetros podem baixar até 12ºC.

Além disso, os ventos que podem variar de fraco a moderado, diminuido a sensação térmica, mesmo no centro da cidade.

Quem não se agasalhar pode tentar se esquentar com os raios do sol, já que o céu estará aberto ao longo do dia, com alguns momentos nublados. Já a umidade relativa do ar se mantém próxima à dos últimos dias, variando de 90% a 30%.

postado em 16/06/2019 08:17 / atualizado em 16/06/2019 09:58

De acordo com o meteorologista Hamilton Carvalho, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a característica do inverno no Brasil muda de acordo com a região. “No Nordeste o inverno é chuvoso. Já no Sul, Sudeste e Centro-Oeste o clima é frio e sem chuvas. Porém, o Centro-Oeste sofre ainda pelo clima seco que afeta a região”.

A diminuição da umidade relativa do ar, a queda da temperatura e os ventos frios são os principais causadores de gripes, resfriados e alergias nesta estação.

 

Para Ricardo Martins, professor de pneumologia da Universidade de Brasília (UnB), o principal cuidado é se agasalhar, manter uma boa alimentação e ingerir mais líquidos em localidades onde o clima é seco. “É importante que as pessoas usem sempre agasalhos para manter a temperatura do corpo em um nível ideal, mesmo na prática de exercícios. Os alimentos ajudam na temperatura corporal e também é importante o uso de vacinas contra a gripe”.

 

Também são recomendados outros cuidados, como evitar lugares fechados, úmidos e com grande aglomeração de pessoas. “Esses lugares devem ser evitados principalmente por pessoas que apresentam doenças respiratórias, pois a época é característica deste tipo de doença”.

 

 

lista DICAS DE SAÚDE

 

link Use soro fisiológico nos olhos e nas narinas em caso de irritação em dias secos

 

link Evite exposição prolongada a ambientes com ar-condicionado quente ou frio

 

link Mesmo com o frio, é importante manter o cuidado com o sol, utilizando protetor solar com fator de acordo com a sua necessidade de proteção

 

link As pessoas com alergia devem ficar atentas a cobertores que soltam pelos

 

link Substituí-los por mantas de tecido ou algodão pode auxiliar na prevenção de rinite

 

link Evite banhos com água muito quente, que provocam ressecamento da pele

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News