Pular para o conteúdo
Início » Nosso planeta agradece. Quase 100 mil mudas nativas serão plantadas na Bacia do Pipiripau, no DF

Nosso planeta agradece. Quase 100 mil mudas nativas serão plantadas na Bacia do Pipiripau, no DF

Por G1 DF

Plantio de mudas na Bacia do Pipiripau — Foto: Tony WinstonPlantio de mudas na Bacia do Pipiripau — Foto: Tony Winston

Plantio de mudas na Bacia do Pipiripau — Foto: Tony Winston

A Emater no Distrito Federal e a Agência Nacional de Águas (ANA) finalizaram o processo de contratação de mão de obra para a produção de mudas do projeto “Produtor de Água do Pipiripau”.

Pelo menos 96 mil mudas de espécies nativas vão começar a ser produzidas na Granja do Ipê e destinadas à restauração florestal da Bacia do Ribeirão Pipiripau, em parceria com a Secretaria de Agricultura do DF.

Duas pessoas foram contratadas, por dois anos, para trabalhar na produção das mudas que serão distribuídas em uma área de 48 hectares. No total, 38 propriedades rurais serão beneficiadas, segundo a Emater.

“A proposta visa a melhoria qualitativa e quantitativa da água.”

A restauração florestal na Bacia do Pipiripau começou em 2012. Em 7 anos, foram plantadas 400 mil mudas em 140 propriedades.

Sem custos para o agricultor

Espécies plantadas na bacia do rio Pipiripau em projeto de conservação de mananciais — Foto: Gabriel Jabur/Agência BrasíliaEspécies plantadas na bacia do rio Pipiripau em projeto de conservação de mananciais — Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Espécies plantadas na bacia do rio Pipiripau em projeto de conservação de mananciais — Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O projeto de reflorestamento fornece aos produtores a manutenção das plantas pelo período de dois anos – sem custos para o produtor.

Os responsáveis pela restauração da área fornecem, de graça, as mudas, a capina e a formação dos aceiros (eliminação de vegetação rasteira junto a residências ou áreas florestais para impedir a propagação de incêndios e queimadas).

“Também é feito o cercamento das áreas, para evitar o acesso de pessoas e de grandes animais, permitindo a regeneração natural e semeadura direta de plantas nativas”, explica a Emater.

Para o coordenador do Programa de Manejo e Conservação do Solo do órgão, Sumar Magalhães Ganem, o projeto pretende ser modelo de preservação e recuperação ambiental para a área rural do DF.

“É um exemplo de desenvolvimento rural sustentável, que conta com a participação da sociedade rural e urbana.”

‘Produtor de Água’

Bacia do Pipiripau, no DF — Foto: Agência BrasíliaBacia do Pipiripau, no DF — Foto: Agência Brasília

Bacia do Pipiripau, no DF — Foto: Agência Brasília

O programa Produtor de Água é de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), que o criado “para proporcionar revitalização ambiental das bacias hidrográficas do Brasil, focando o estímulo ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)”.

O programa existe desde 2001 e é realizado em várias regiões do país. No DF, a ação está concentrada na Bacia do Pipiripau e atende os produtores de frutas, grãos e carnes, além das áreas de lazer, proteção ambiental e captação de água para abastecimento humano.

Desde a crise hídrica do DF, que teve início em janeiro de 2017, ações de restauração florestal vem sendo apresentadas como alternativas de prevenção.

Ocupando uma área total de 23.527 hectares, a bacia do Ribeirão Pipiripau localiza-se no nordeste do Distrito Federal, na divisa com o município de Formosa (GO). A maior parte da área da bacia localiza-se no território do DF (90,3%), mas nascente do curso principal fica em Goiás.

Adaptações:

AlexandreTorres

GuaráNews