Pular para o conteúdo
Início » No mês do cerrado temos que ter mais conscientização ambiental. Ouvidoria Itinerante no Eixão do Lazer

No mês do cerrado temos que ter mais conscientização ambiental. Ouvidoria Itinerante no Eixão do Lazer

Brasília Ambiental promove Ouvidoria Itinerante no Eixão do Lazer

Atividade faz parte da programação da Semana do Cerrado 2021, da Secretaria do Meio Ambiente

AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: SAULO MORENO
Adaptações: Alexandre Torres
Guará News

Será realizada neste domingo (12), das 8h30 às 12h, a segunda edição do projeto Ouvidoria Itinerante, do Instituto Brasília Ambiental, no Eixão do Lazer, na altura da SQN 108. A ação tem como objetivo aproximar a autarquia da população e promover a conscientização a respeito dos problemas de poluição sonora. A novidade é que, desta vez, também serão feitos esclarecimentos a respeito dos maus-tratos aos animais.

Responsável por receber denúncias de agressões à fauna e de poluição sonora de diversas origens, o Brasília Ambiental realiza o Ouvidoria Itinerante, para ficar mais próxima da população | Foto: Divulgação/Instituto Brasília Ambiental

Este evento faz parte das comemorações da Semana do Cerrado, que ocorre entre os dias 11 a 19 de setembro de 2021, sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e conta com a parceria do Brasília Ambiental e do CITinova/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Na ocasião, serão distribuídos folhetos explicativos aos frequentadores do Eixão.

O Plano Piloto foi eleito para sediar essa nova etapa do projeto por ser a região administrativa campeã no número de registro de reclamações por poluição sonora. De janeiro até o momento, foram recebidas 990 manifestações sobre o tema. O bairro é seguido por Águas Claras e Taguatinga no quantitativo de manifestações.

Devido ao sucesso junto ao público na primeira versão, realizada no mês de maio em Águas Claras, o Ouvidoria Itinerante incluiu os maus tratos aos animais ao plano de conscientização, por ser também um tema de grande repercussão junto ao órgão executor da política ambiental no DF.

O Instituto Brasília Ambiental é responsável por receber e fiscalizar tanto as denúncias de agressões à fauna quanto a poluição sonora proveniente do exercício das atividades de bares, restaurantes, igrejas, shows, academias, clubes (sons mecânico ou ao vivo) e por maquinários (ar-condicionado, exautores, entre outros).

Os registros, sobre ambos, são acolhidos pelo número 162 ou também por meio da internet, pelo site do Sistema de Ouvidoria do Distrito Federal.

 

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental