Pular para o conteúdo
Início » No Guará mais um posto policial foi queimado. Postos comunitários da Polícia Militar acumulam prejuízos

No Guará mais um posto policial foi queimado. Postos comunitários da Polícia Militar acumulam prejuízos

No Guará 1 na QE 6. Um Posto Comunitário de Segurança no Guará 1 estava em chamas. O acidente aconteceu às 7h59 deste domingo (11) na QI 06, praça do Mercado Veredas, Guará-DF.

Locais que antes traziam segurança para a comunidade, espaços destinados a policiais militares se transformaram em abrigo para moradores de rua e usuários de drogas. Muitos desses equipamentos foram incendiados e destruídos


Criados em 2008 para trazer segurança e garantir presença ostensiva da polícia, os postos comunitários da PM se transformaram em estruturas fantasmas ao gasto de R$ 18 milhões aos cofres públicos. Nas regiões do Distrito Federal onde alguns resistem, apenas a estrutura se mantém erguida. Mas, dentro das unidades, o abandono de anos se reflete em equipamentos públicos quebrados, lixo no interior dos ambientes, restos de materiais e dejetos humanos. Sem uso, eles se tornam alvo da criminalidade. São incendiados, vandalizados, depredados e utilizados como abrigo para usuários de droga.
No Sudoeste, o posto da quadra 105 está abandonado e com a porta aberta, com acesso livre para qualquer pessoa. O interior da unidade se transformou num banheiro para moradores de rua. Na 216/416 da Asa Sul, a unidade está protegida com corrente e cadeado, restam apenas um banner da PM, uma televisão com antena e um ventilador quebrado. Já nas quadras QE 38 e QE 40 do Guará 2, os postos acabaram desativados após serem incendiados em abril e dezembro de 2014, respectivamente.
para Guará News
Alexandre Torres
Fontes:
Correio Braziliense
Jornal de Brasília