Pular para o conteúdo
Início » Ministério Público cobra declaração de bens do 1º escalão do GDF

Ministério Público cobra declaração de bens do 1º escalão do GDF

Ministério Público cobra declaração de bens do 1º escalão do GDF

Determinação é prevista na Lei Orgânica, mas falta de padronização dificulta transparência. Órgãos de controle querem sanar falhas

HUGO BARRETO/METRÓPOLES
HUGO BARRETO/METRÓPOLES

Lei Orgânica do Distrito Federal é clara: membros do primeiro escalão do GDF são obrigados a declarar publicamente seus bens a cada ano. Segundo o Artigo 19, inciso XXIII, Parágrafo 3º, o ato é compulsório, no âmbito do Executivo, ao governador, vice-governador, procurador-geral do DF, secretários de Estado e administradores regionais. Diretores de empresas públicas, sociedades de economia mista, autarquias e fundações também devem divulgar os respectivos patrimônios.

Apesar da determinação, na prática, grande parte dos gestores não informa as posses de forma pública e de fácil acesso. O problema se repete abaixo da cúpula da administração distrital, pois faltam mecanismos de controle do Imposto de Renda dos servidores.

No entanto, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) decidiu apurar a questão. A 4ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) enviou, no fim de setembro, 80 ofícios às secretarias, administrações regionais e entidades do governo local. Os promotores cobraram informações, perguntando como é feita a prestação de contas, como é a fiscalização e qual é a forma de divulgação.

“O prazo para resposta foi de 10 dias. Algumas unidades já enviaram as informações ao MPDFT e outras pediram mais tempo”, comentou a Prodep, por meio de nota.

Segundo a Controladoria-Geral do DF (CGDF), como ainda não há regulamentação desse dispositivo na Lei Orgânica do Distrito Federal, não há a divulgação sistematizada desses dados. Por essa razão, o órgão de controle pediu apoio da Secretaria de Economia para a regulamentação da lei, pois a pasta é responsável pela área central da política de pessoal do GDF.

IR dos servidores

Outra forma de aferir a evolução patrimonial de quem presta serviços ao Estado está em análise pela Controladoria-Geral. A CGDF planeja implantar a análise informatizada das declarações de Imposto de Renda de todos os servidores. A Lei de Improbidade Administrativa obriga que todos entreguem anualmente à administração as informações prestadas ao Fisco. Mas, assim como no caso do primeiro escalão, faltam regras para aplicar a norma.

Uma das soluções pode ser “importada” de outro estado. A Controladoria-Geral do Rio de Janeiro (CGRJ) desenvolveu um sistema para o monitoramento do Imposto de Renda dos servidores e a tecnologia foi compartilhada com o DF, gratuitamente. A partir da instalação desse mecanismo, será possível fiscalizar as declarações e fazer cruzamento de dados. Por exemplo, o raio-x de rendimentos e bens pode expor evoluções patrimoniais acima da curva da normalidade.

A fiscalização dos bens dos agentes públicos locais é discutida pelo atual governo desde a época da transição, após as eleições de 2018. Na ocasião, o atual controlador-geral do DF, Aldemario Araújo Castro, participou, com o então governador eleito, Ibaneis Rocha (MDB), da elaboração do Programa de Combate à Corrupção em Defesa de Brasília. O documento foi concluído em 9 de dezembro do ano passado.

O texto prevê, entre outras iniciativas, “a realização do cruzamento de dados e informações relevantes (declarações de Imposto de Renda, propriedade de veículos e imóveis, movimentação bancária etc.) que possam indicar a improbidade administrativa na modalidade de enriquecimento ilícito”.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News