Pular para o conteúdo
Início » Maus tratos aos animais não, projeto de lei revoga vaquejada como esporte no DF

Maus tratos aos animais não, projeto de lei revoga vaquejada como esporte no DF

Maus tratos aos animais não, projeto de lei revoga vaquejada como esporte no DF

Guará DF, 18 de setembro de 2024

Para o Guará News

Alexandre Torres

A Comissão de Meio Ambiente da CLDF também aprovou um projeto de lei que proíbe a prática de laçadas e derrubadas de animais em rodeios

Divulgação
vaquejada barretos

A Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) aprovou, nessa terça-feira (17/9), dois projetos de lei que tratam sobre a defesa dos direitos dos animais no Distrito Federal.

Um dos projetos, o PL 1155/2020, revoga a Lei 5.579/2015, que reconhecia a vaquejada como modalidade esportiva na capital do país. O outro, PL 122/2023, proíbe a prática de laçadas e derrubadas de animais em rodeios e eventos similares.

A vaquejada, que envolve a perseguição de bois e a derrubada dos animais ao torcer suas caudas, é alvo de críticas por ser uma prática que causa intenso sofrimento aos animais.

“Não tem como ter uma vaquejada sem maus-tratos. Esses eventos são marcados pela crueldade, e o entretenimento de alguns não pode justificar o sofrimento de animais indefesos”, afirmou o autor das propostas, o deputado distrital Daniel Donizet (MDB).

Ambos os projetos agora seguem para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se aprovados na CCJ, serão encaminhados ao plenário da Câmara Legislativa para a votação final.