Pular para o conteúdo
Início » Lobelia brasiliensis! Brasília Ambiental lança campanha sobre espécie rara da flora

Lobelia brasiliensis! Brasília Ambiental lança campanha sobre espécie rara da flora

População poderá ajudar na localização de exemplar de planta ornamental do cerrado

AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: SAULO MORENO
Adaptações: Alexandre Torres
Guará News
Descoberta em 2019, a Lobelia brasiliensis é um subarbusto ornamental com pendões roxos e que pode ultrapassar os 2 metros de altura | Fotos: Divulgação/Instituto Brasília Ambiental

Procura-se Lobelia brasiliensis! Com este mote, o Instituto Brasília Ambiental acaba de publicar cartaz educativo para que a comunidade possa atuar como uma espécie de detetive da natureza e colaborar com o mapeamento ambiental sobre esta espécie rara no Distrito Federal, indicando as localidades onde a encontrarem. A campanha é Biodetetive – Procura-se Lobelia brasiliensis on-line e já está disponível no site do órgão.

Essa espécie é muito emblemática do cerrado, pois além de estar ameaçada de extinção, só ocorre nesta Unidade da Federação.

“A Lobelia acaba sendo uma espécie guarda-chuva pois, ao protegê-la, resguarda-se também todo o ecossistema de onde ela provém. E, por ser tão simbólica e termos poucas informações, estamos fazendo essa campanha para saber mais sobre a distribuição geográfica dela no território candango”, esclarece a analista de Infraestrutura e Planejamento Urbano do Brasília Ambiental e uma das idealizadoras do projeto, Ana Paula Lira.

“Esse levantamento contribuirá para a definição de políticas públicas específicas para a conservação desta espécie e, consequentemente, das veredas, que são o ambiente onde elas ocorrem.”Ana Paula Lira, analista de Infraestrutura e Planejamento Urbano do Brasília Ambiental

A espécie foi descoberta em março de 2019, durante a contratação de estudos técnicos para a criação e recategorização de unidades de conservação do Ribeirão Sobradinho.

Desde então, a autarquia ambiental conta com um pequeno levantamento dessas plantas, por meio da observação de agentes de Unidades de Conservação do órgão e de herbários.

A intenção da publicação, além de acrescentar mais informações sobre a ocorrência das plantas, é a de dar oportunidade para a comunidade poder conhecer e saber mais sobre ela. “Esse levantamento contribuirá para a definição de políticas públicas específicas para a conservação desta espécie e, consequentemente, das veredas, que são o ambiente onde elas ocorrem. E, ao preservar o local onde elas florescem, protege-se também a água e toda a comunidade vegetal e animal”, finaliza Lira.

A campanha é fruto de uma parceria entre a Diretoria de Implantação de Unidades de Conservação e Regularização Fundiária (Dipuc) e a Educação Ambiental (Educ) do instituto. Inicialmente, o material está disponível apenas on-line. Futuramente, haverá uma versão impressa para distribuição nas escolas do DF e em órgãos públicos, como forma de ampliar o alcance da ação e agregar conhecimento sobre essa espécie.

Ameaças

A Lobelia brasiliensis é um subarbusto, com pendões de flores roxas, que pode ultrapassar 2 metros de altura. Encontrada sobre solo hidromórfico, em brejos, campos e locais úmidos, especialmente em veredas. Uma planta extremamente ornamental, mas também de cultivo complexo, o que dificulta sua propagação fora dos ambientes naturais.

As principais ameaças à espécie estão relacionadas à expansão urbana acelerada que favorece agressões, como interrupção da drenagem natural, com mudanças no regime hídrico, os quais a planta não tolera.

A substituição da vegetação natural por capim braquiária também é outro fator que prejudica a qualidade do seu habitat, acarretando o declínio das populações. Podem ser observadas em algumas unidades de conservação do DF, tais como Parque Ecológico Ezechias Heringer, Reserva Biológica (Rebio) do Guará, APA Gama e Cabeça-de-veado e Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae).

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental