Pular para o conteúdo
Início » INMET alerta, calor acima do normal acusa perigo para saúde até quarta feira, 15 de novembro

INMET alerta, calor acima do normal acusa perigo para saúde até quarta feira, 15 de novembro

INMET alerta, calor acima do normal acusa perigo para saúde até quarta feira, 15 de novembro

Guará DF, 13 de novembro de 2023

Por Alexandre Torres

Para o Guará News

 

 

Inmet emitiu alerta vermelho para onda de calor de grande perigo até quarta-feira (15/11), às 23h59

Com a onda de calor que se instalou em todo o país, boa parte das capitais federais registraram temperaturas acima de 35°C nesse domingo (12/11). Nesta segunda-feira (13/11), o cenário não é diferente. No Distrito Federal, a temperatura mínima ficou em 15°C e máxima pode chegar aos 36ºC.

A umidade relativa do ar vai variar entre 90% e 15%. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o calor e a baixa umidade devem continuar pelo menos até quarta-feira (15/11), apresentando possibilidade de chuva nos dias seguintes.

“As temperaturas continuam elevadas ao longo dos próximos dias com aumento das chances de chuva a partir da segunda parte da semana. Mesmo assim, o calor persiste. A tendência é de tempo quente e seco”, explica o meteorologista Heráclio Alves.

Alerta vermelho

O Inmet emitiu, na sexta-feira (10/11), alerta vermelho de grande perigo. O fenômeno ocorre em pelo menos seis estados, além do Distrito Federal.

O aviso vale até quarta, às 23h59. O alerta vermelho indica grande perigo ocasionado pelo aumento das temperaturas. Dessa forma, os termômetros podem registrar 5°C acima da média por período maior do que cinco dias.

Mesmo com o calorão, o Distrito Federal ainda não chegou a registrar neste ano a temperatura mais alta da história. Até agora, o recorde de 2023 é de 36,7°C, em 24 de setembro.

A máxima histórica é de outubro de 2020, quando os termômetros atingiram 37,8° C, segundo o Inmet. À época, o Brasil também estava em alerta vermelho devido ao calor e à baixa umidade.

A temperatura máxima de novembro de 2023 ocorreu no último sábado (11/11). A Estação Meteorológica do Gama registrou temperatura de 35,5ºC.