Pular para o conteúdo
Início » Ibaneis ministra aula magna para primeira turma de Tecnologia em Gestão Pública da ESG

Ibaneis ministra aula magna para primeira turma de Tecnologia em Gestão Pública da ESG

Ibaneis ministra aula magna para primeira turma de Tecnologia em Gestão Pública da ESG

Governador falou no Buriti para cerca de 60 estudantes de graduação da Escola Superior de Gestão. “Vamos fazer uma grande revolução na história do DF por meio da educação e do conhecimento”, destacou

ANA LUIZA VINHOTE, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
Das 60 vagas oferecidas, 30 foram preenchidas por servidores efetivos de carreira estável e em exercício do GDF. A outra metade é reservada à comunidade por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

A primeira turma do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública da Escola Superior de Gestão (ESG) participou na noite desta segunda-feira (5) de uma palestra sobre gestão pública ministrada pelo governador Ibaneis Rocha. Durante a aula magna, que marcou a abertura do semestre da ESG em solenidade no Salão Branco do Palácio do Buriti, o chefe do Executivo local destacou aos 60 estudantes a importância da valorização e formação continuada dos servidores para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população do Distrito Federal.

“O gestor público precisa ter liderança e autoridade, além de um projeto embasado com uma pesquisa para montar um boa estratégia com sua equipe. É necessário raciocinar pensando no público, com instrumentos, viabilidade de projetos, economias de custos e mostrando para os cidadãos onde vocês [servidores] querem chegar. Temos que nos doar para nossa população”, salientou o governador, dirigindo-se aos contemplados pelo projeto de ensino superior capitaneado pela Escola de Governo do DF (Egov).

Para Ibaneis Rocha, é preciso fazer com que os moradores da capital conheçam as propostas do governo e tenham a certeza de que elas serão implementadas, graças à parceria e determinação de cada servidor. “Quando dizemos que é tempo de ação e que as coisas vão mudar é porque realmente as coisas vão se transformar. Vamos fazer uma grande revolução na história do Distrito Federal por meio da educação e do conhecimento”, destacou.

O diretor-executivo da Escola Superior de Gestão, Alex Costa Almeida, explicou que a formação de tecnólogo é baseada em metodologias ativas, que fazem com que o aluno trabalhe diretamente com as atividades vivenciadas no cotidiano da administração pública. “Eles serão acompanhados e vão explorar a metodologia de estudos de casos. Tanto o servidor quanto a comunidade vão aprender como lidar com os problemas que surgem na administração. Com certeza a qualidade de serviços prestados à população do DF será melhor”, observou.

Também participaram do evento os secretários de Fazenda, André Clemente; de Segurança, Anderson Torres; e de Tecnologia, Gilvan Máximo; além do presidente da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Gilberto Occhi, e do diretor do Conselho Superior da Fundação Universidade Aberta do DF (Fuab), Alexandre dos Santos.

Sobre o curso

Oferecida gratuitamente pela Escola de Governo, a capacitação é fruto de uma parceria entre a Fundação Universidade Aberta do DF e a Secretaria de Estado de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão do DF (SEFP). O curso será ministrado na Egov e terá duração de dois anos, com aulas de segunda a sexta-feira à noite e aos sábados pela manhã.

Das 60 vagas oferecidas, 30 foram preenchidas por servidores efetivos de carreira estável e em exercício do GDF. A outra metade é reservada à comunidade por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No semestre passado, o órgão capacitou mais de seis mil servidores com formação continuada em várias áreas.

A graduação de Tecnologia em Gestão Pública funcionará como projeto-piloto, podendo chegar à pós-graduação. Outros seis cursos de nível superior já estão credenciados pelo Conselho de Educação do DF e devem ser ofertados no próximo ano:  Gestão de Recursos Humanos; Gestão de Processos; Gestão de Marketing; Gestão de Materiais; Gestão de Tecnologia da Informação e Gestão Financeira.

GALERIA DE FOTOSGovernador defende qualificação em aula magna para primeira turma da Escola de Governo do DF