Pular para o conteúdo
Início » Hoje é o dia de discutir o futuro de nossas áreas públicas do Guará, lazer, cultura, arte e esporte na CLDF

Hoje é o dia de discutir o futuro de nossas áreas públicas do Guará, lazer, cultura, arte e esporte na CLDF

Hoje é o dia de discutir o futuro de nossas áreas públicas do Guará, lazer, cultura, arte e esporte na CLDF

Guará DF, 21 de junho de 2023

Adaptações

Alexandre Torres

Guará News

Ônibus saindo às 18 horas da Casa da Cultura do Guará em direção à Audiência Pública sobre a PPP! 🚌✨ Não perca essa oportunidade de fazer sua voz ser ouvida. Junte-se a nós no dia 21 de Junho, na Câmara Legislativa (CLDF). Contamos com a sua presença! #ParticipaçãoCidadã #AudiênciaPPP #GuaráCultural

O edital da parceria público-privada (PPP) para concessão do Complexo Esportivo e de Lazer do Guará (CAVE) está parado no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) desde 2019. Durante as idas e vindas do projeto, ações de moradores do Guará tem tido um papel fundamental e é por isso que na próxima quarta-feira (21), às 19h, no plenário da Câmara Legislativa, a deputada Dayse Amarilio (PSB), que é moradora da cidade, promoverá audiência pública para debater a atual situação do CAVE.

Segundo Dayse, “a comunidade do Guará quer conhecer e discutir a atual situação do CAVE, sobretudo em relação ao projeto de concessão à iniciativa privada, bem como sob o aspecto de proteção dos equipamentos públicos que lá estão e de seu uso pela população”.

“Realizar esta audiência pública é necessário para que a população possa participar, de forma efetiva, e para que seus argumentos possam ser de fato considerados na decisão sobre o destino do CAVE e também para que órgãos do governo possam se manifestar”, diz a distrital.

 

“É preciso destacar a importância dos equipamentos públicos que estão instalados no CAVE. Além do Estádio, há a Casa de Cultura, o Centro de Convivência do Idoso e o Teatro de Arena, que são de uso continuo da comunidade, além de representarem uma importante parte da história da cidade. Restringir o seu uso significa impedir que a população do DF, especialmente do Guará, exerça seus direitos estabelecidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica”, completa Amarilio.

Para o gerente de Cultura do Guará, Julimar dos Santos, o Teatro de Arena tem um papel fundamental na construção histórica e cultural do Guará, assim como a Casa da Cultura, uma das primeiras e maiores Casa de Brasília.

“Como gerente de Cultura, eleito pela comunidade, escuto os anseios e angústias do segmento cultural em relação aos termos desse processo da PPP. Por isso, entendo que esta audiência é muito importante, pois será um momento em que a comunidade e o poder público poderão dialogar sobre a concessão”, afirma Julimar.

Foram convidados para o debate o presidente do Tribunal de Contas do DF, Conselheiro Márcio Michel; o procurador geral do Ministério Público de Contas, o Sr. Demóstenes Três Albuquerque; o promotor do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Sr. Fábio Macêdo Nascimento; o secretário de Projetos Especiais, o Sr. Roberto Vanderlei Andrade; o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, o Sr. Marcelo Vaz Meira da Silva; o secretário de Cultura, o Sr. Bartolomeu Rodrigues; o chefe da Casa Civil do DF, o Sr. Gustavo do Vale Rocha; o Secretário de Governo, Sr. José Humberto Pires; o administrador do Guará, Arthur Nogueira; o presidente do Conselho de Cultura do Guará, o maestro Rênio Quintas e o gerente de Cultura do Guará, Julimar dos Santos e representantes da comunidade.

Agência CLDF