Pular para o conteúdo
Início » GDF cancela carnaval na Esplanada dos Ministérios com atrações nacionais

GDF cancela carnaval na Esplanada dos Ministérios com atrações nacionais

Por G1 DF

Carnaval de rua de Brasília em 2019 — Foto: Secretaria de Cultura do DF/DivulgaçãoCarnaval de rua de Brasília em 2019 — Foto: Secretaria de Cultura do DF/Divulgação

Carnaval de rua de Brasília em 2019 — Foto: Secretaria de Cultura do DF/Divulgação

A Secretaria de Cultura do Distrito Federal anunciou, durante a tarde desta terça-feira (11), que o carnaval 2020 na Esplanada dos Ministérios está cancelado. No dia 30 de janeiro, o governo havia divulgado uma grande programação gratuita em um palco com atrações nacionaiscomo Preta Gil, Nação Zumbi, Elba Ramalho e o grupo Psirico.

Agora, de acordo com o secretário Bartolomeu Rodrigues, “o carnaval do DF foi redesenhado e irá acontecer somente na Funarte, com artistas locais”. No dia 7 de fevereiro, o G1 já havia publicado, com exclusividade, a informação de que a festa passaria por mudanças.

As atrações que farão parte do carnaval não foram informadas. “Assim que finalizarem os artistas escolhidos vamos disponibilizar as atrações”, disse o secretário.

Ainda de acordo com Bartolomeu Rodrigues, três pontos foram levados em consideração para desativar o projeto de um carnaval na Esplanada:

  • A valorização dos artistas locais
  • A segurança
  • A busca por recursos

Funarte terá mais segurança, diz secretário

Bartolomeu Rodrigues chegou a pedir desculpas para a população e lembrou da violência durante o pré-carnaval, no fim de semana, quando Matheus Barbosa, de 18 anos, foi morto a facadas ao lado do Museu Nacional da República. O crime ocorreu no bloco “Quem chupou vai chupar mais” (veja mais abaixo).

“Na Funarte as condições de segurança serão melhores.”

Além disso, segundo o secretário, o governo do Distrito Federal fará uma economia de R$ 2 milhões com o fim do palco na Esplanada dos Ministérios. “Carnaval é pra brincar, mas não se brinca com dinheiro público”, afirmou.

Rodrigues explicou que ainda existe a participação da iniciativa privada na festa e que “o patrocinador está sendo negociado”. Conforme o secretário, o valor economizado será usado em outros eventos, como o aniversário de Brasília.

Pré carnaval com brigas, depredação e morte de folião

No sábado (8), um jovem de 18 anos morreu após ser esfaqueado no bloco de pré-carnaval “Quem chupou vai chupar mais”, ao lado do Museu Nacional da República. A festa foi marcada por brigas

e depredação de vagões do metrô.

Foliões também relataram furtos no local. Já o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal informou que atendeu, pelo menos, seis outras vítimas de esfaqueamento no bloco de pré-carnaval.

Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Segurança, na noite de domingo (9) foram registradas cinco ocorrências de porte de arma branca e cinco de uso e porte de drogas no bloco. Também foram recolhidas tesouras, facas, canivetes, armas artesanais e mais de cinco mil garrafas de vidro.

Além do assassinato de Matheus Barbosa, também foi registrada uma tentativa de homicídio contra um rapaz de 20 anos, esfaqueado no pescoço. O suspeito foi preso.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News