Pular para o conteúdo
Início » Fórum de microempresas propõe plano de metas para o GDF

Fórum de microempresas propõe plano de metas para o GDF

Fórum de microempresas propõe plano de metas para o GDF

Sugestões serão levadas ao governo para serem implementadas no transcorrer dos próximos anos

AGÊNCIA BRASÍLIA *

As ações definidas pelo Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do DF devem compor um plano de metas a ser elaborado pela área econômica do governo local para os próximos anos. As propostas foram elaboradas pelos seis comitês temáticos e transformadas em decisões finais do Fórum das Microempresas encerrado nesta terça-feira (26). O objetivo é melhorar o ambiente de negócios do DF.

Entre as iniciativas estão: desoneração das exportações de microempresários, ligação ferroviária Brasília-Goiânia, implantação do anel viário do DF, ampliação da área de cargas do aeroporto de Brasília, reformulação da legislação tributária, prioridade para pequenos fornecedores em compras governamentais, incentivo à inovação de empresas, diversificação da estrutura produtiva e oferta de crédito para renovação do parque tecnológico.

Constam entre as sugestões do plano de metas a criação de uma legislação aduaneira especial para ampliar a capacidade competitiva de pequenos exportadores, o combate ao comércio ilegal e à concorrência desleal e a ampliação da aquisição direta, por parte do GDF, de produtos rurais e de confecções para escolas, hospitais e quartéis.

A revisão do plano de desenvolvimento industrial local e a criação de polos de atração de investimento na Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride) também fazem parte do conjunto de sugestões feitas pelo Fórum das Microempresas. Além das propostas macroeconômicas, o fórum também sugere que o GDF adote nas escolas a disciplina Educação Empreendedora, além de um mutirão para renegociar as dívidas dos microempresários junto ao fisco local e a recuperação cadastral para quem perdeu o crédito na rede bancária.

O fórum dos microempresários indicou coordenadores de cada comitê temático que se reunirá, a cada trimestre, para acompanhar o andamento das ações propostas, tanto no Executivo quanto na Câmara Legislativa.

 

* Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Adaptações: Alexandre Torres
Guará News