Fica na história! Relembre todos os confrontos entre brasileiros pela semifinal da Libertadores

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Relembre todos os confrontos entre brasileiros pela semifinal da Libertadores

daqui a pouco. 21h30 (de Brasília), Flamengo Grêmio se enfrentam no Maracanã, em confronto decisivo pela semifinal da Copa Libertadores da América. O duelo não é o primeiro entre clubes brasileiros na disputa por uma vaga na decisão do torneio continental. Antes deles, PalmeirasCorinthiansSão PauloSantosBotafogoCruzeiro Internacional também tiveram que encarar um compatriota para chegar à desejada final.

Em 1963, Santos e Botafogo duelaram para saber quem iria enfrentar o Boca Juniors na última fase antes de levantar a taça. Com um empate por 1 a 1 em São Paulo e uma goleada por 4 a 0 no Rio de Janeiro, com direito a três gols de Pelé, o Peixe acabou avançando e, posteriormente, vencendo o Boca Juniors para conquistar a Libertadores pela segunda vez.

Marcos garantiu a classificação palmeirense diante do Timão em 2000(Foto: Acervo/Gazeta Press)
Marcos garantiu a classificação palmeirense diante do Timão em 2000(Foto: Acervo/Gazeta Press)

Foto: Gazeta Esportiva

Sete anos depois, o Grêmio contou com um gol fora de casa no segundo jogo para eliminar o Santos na semifinal do torneio continental e se tornar mais um time a ser derrotado para os Xeneizes na decisão. Em 2009, o Tricolor Gaúcho acabou caindo para o Cruzeiro, que foi mais uma vítima de argentinos na final, dessa vez contra o Estudiantes.

No ano seguinte, o São Paulo, que havia perdido por 1 a 0 para o Internacional no Beira-Rio, até conseguiu vencer no Morumbi. Contudo, o critério do gol qualificado deu o triunfo ao Colorado, que depois bateu o Chivas Guadalajara e se sagrou bicampeão da Libertadores.

Por fim, em 2012, o Corinthians foi eficiente para segurar o Santos de Neymar, Ganso e companhia. O Timão, na época comandado por Tite, venceu fora de casa e empatou no Pacaembu, credenciando-se para disputar a final da competição pela primeira vez em sua história. Na decisão, o alvinegro derrotou o Boca Juniors e conquistou o título inédito.

Adaptações: Alexandre Torres
Guará News

Você também pode querer ler