Pular para o conteúdo
Início » Feirantes são homenageados em sessão solene na Câmara Legislativa do DF

Feirantes são homenageados em sessão solene na Câmara Legislativa do DF

Feirantes são homenageados em sessão solene na Câmara Legislativa do DF

Data dos representantes do setor é festejada em plenário lotado. Paco Britto garante melhorias para o setor ainda neste semestre

LUCÍOLA BARBOSA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
Solenidade na CLDF simbolizou apoio do GDF às feiras, “a praia do brasiliense” | Foto: Vinícius de Melo / Agência Brasília

A revitalização de todas as feiras do Distrito Federal, sob responsabilidade do GDF, está prevista para começar neste semestre. Na iminência dos trabalhos, a necessidade de melhoria no setor foi vocalizada pelo vice-governador do DF, Paco Britto, ao discursar na Câmara Legislativa (CLDF) para um plenário lotado de feirantes que acompanharam, nesta segunda-feira (26), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Feirante. A iniciativa foi do deputado distrital João Cardoso.

Paco Britto lembrou que os benefícios já são sentidos por feirantes e frequentadores das feiras. “As feiras da Ceilândia e de Vicente Pires, por exemplo, já contam com wi-fi grátis, a primeira medida de valorização do nosso governo. O benefício vai ser implantado em todas as feiras”, garantiu o vice-governador.

O governo ainda está fechando o cronograma de obras e o programa deve ser lançado nos próximos dias, como informou o vice-governador. Além disso, acrescentou Paco, o Banco de Brasília (BRB) vai fornecer máquinas para pagamento com cartão como forma de facilitar a vida de consumidores e feirantes. Para ele, a sessão é uma merecida homenagem, pois o feirante faz a ponte entre o campo e a cidade.

“O governador Ibaneis gosta de dizer que a feira é a praia do brasiliense. Eu concordo com ele”, finalizou Paco.

De acordo com o deputado João Cardoso, no Distrito Federal existem 40 feiras permanentes, incluindo as dos produtores, além de 30 itinerantes. Outro dado importante é que 30 mil pessoas são empregadas nesse setor.

“A sessão tem a finalidade de reconhecer o trabalho de cada feirante, que começa antes mesmo de o dia nascer, com a escolha dos produtos que serão expostos à venda e na montagem das barracas”, explicou o parlamentar.

Depoimentos

Os presentes à solenidade puderam acompanhar um vídeo com depoimentos de feirantes de diversas feiras do DF. Entre os vários pontos abordados pelos entrevistados, destaque para a responsabilidade do fornecimento de produtos de boa qualidade e procedência ao consumidor final; a confraternização com o cliente; o reconhecimento da categoria que “acorda muito cedo”; o fortalecimento e a valorização desse público; e o reconhecimento da importância desta atividade comercial e cultural para o DF.

João Cardoso lembrou que existem 40 feiras permanentes no DF | Foto: Vinícius de Melo / Agência Brasília

Entre os temas discutidos, propostas como rever a legislação sobre despesas com água e luz; permissão de músicas ao vivo nas feiras permanentes; privatização das feiras; garantia de banheiros de qualidade; locais adequados nas proximidades das feiras para abrigar familiares dos feirantes; e segurança de modo geral.

Representante do DF Legal, Cláudio Caixeta também participou do evento e falou sobre a parceria com as administrações regionais com vistas à fiscalização e à organização das feiras. Também compuseram a mesa a deputada federal Paula Belmonte e os deputados distritais Sardinha e Jorge Vianna; o presidente da Associação dos Feirantes do Plano Piloto, Roberto Pereira Vilela; o diretor do Conselho Comunitário da Asa Norte e prefeito das Quadras 403 e 404 Norte, Dilson Rosa; e o secretário de Atendimento à Comunidade, Severino Cajazeiras.

Além dos já citados, prestigiaram a sessão comemorativa o secretário de Relações Internacionais, embaixador Pedro Luiz Rodrigues, e a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, entre outros.

Adaptações:

Alexandre Torres

Guará News