O compositor, cantor e diretor começou os ensaios nesta terça-feira (28) e, ao todo, participará de 30 encontros com o elenco. As apresentações ocorrem nos dias 10 e 11 de abril no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A entrada é gratuita.
Além do nome, o musical “Veja você, Brasília” de 2020 resgata dois aspectos da versão original, de 1981: a participação de Zélia Duncan, que vai narrar um vídeo exibido durante todo o espetáculo e duas cenas. “O resto reescrevi inteiro”, disse Oswaldo.
“O nome é uma homenagem àquele espetáculo, em uma época muita bacana, de muitos amigos que fiz em Brasília.”
Cena do filme gravado para o espetáculo musical “Veja você, Brasília”, de Oswaldo Montenegro — Foto: Filipe Duque/Divulgação
Como o primeiro, desta vez o elenco também será formado essencialmente por artistas e músicos da capital. “São mais de 200 pessoas no projeto, entre artistas e técnicos”, explicou Oswaldo. “É de assustar a competência, personalidade e adesão deles. São pessoas que querem fazer arte.”
Com concepção, roteiro, direção musical e geral de Oswaldo Montenegro, “Veja você, Brasília” é um convite para quem é de fora e, também, para quem vive aqui a conhecer a cidade por outra perspectiva – com olhar poético, afetivo e mais generoso.
“Brasília foi formada de uma maneira heterogênea, com gente de tudo quanto é lugar do Brasil, e isso gerou uma cara. Brasília tem uma arquitetura típica, uma coisa árida e, ao mesmo tempo, doce.”
“Aqui, apesar de ser o centro do poder, tem gente, emoção, personalidade e muita arte.”
Oswaldo Montenegro em entrevista ao G1 sobre o espetáculo musical “Veja você, Brasília” — Foto: Luiza Garonce/G1
O roteiro, segundo Oswaldo, faz uma espécie de reconstrução histórica da cidade, que nasceu da terra vermelha e se tornou uma referência modernista no mundo todo – mas este não é exatamente o foco.
“Eu brinco com essa parte histórica que não é didática, apenas uma referência. O importante é a emoção que se tem”, disse. “A grande intenção é mostrar o quanto Brasília tem uma marca artística que o Brasil desconhece.”
“Brasília se expressa com personalidade própria.”
Cena do filme gravado para o espetáculo musical “Veja você, Brasília”, de Oswaldo Montenegro — Foto: Filipe Duque/Divulgação
Para evidenciar essa personalidade e potencial criativo dos artistas daqui, o espetáculo é multimídia: com música ao vivo, dança, encenações e acrobacias executadas em compasso com um filme que será exibido durante todo o espetáculo, em um telão ao fundo do palco.
“Um cara que está tocando lá no telão aparece cantando no palco. Uma pessoa do palco pula no trapézio e depois aparece no telão. É um quebra-cabeça enorme e tudo interage.”
Adaptações: Alexandre Torres
Guará News