Pular para o conteúdo
Início » Eventos causam alterações no trânsito do DF neste fim de semana

Eventos causam alterações no trânsito do DF neste fim de semana

Por G1 DF

 


Agente manda carro parar em blitz do Detran no Distrito Federal — Foto: Tony Winston/Agência BrasíliaAgente manda carro parar em blitz do Detran no Distrito Federal — Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Agente manda carro parar em blitz do Detran no Distrito Federal — Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O Departamento de Trânsito do Distrito Federa (Detran-DF) realizará intervenções em Sobradinho, Ceilândia, Brazlândia, Candangolândia e no Plano Piloto durante o fim de semana. Festas, eventos religiosos e passeatas LGBTs, que acontecem no sábado (10) e no domingo (11), irão modificar o trânsito. Veja a baixo as mudanças.

Marcha para Jesus

O evento religioso Marcha para Jesus 2019 acontece na manhã de sábado entre a Praça do Buriti e o Museu da República, na região central de Brasília.

O Detran fará a interdição de duas faixas da Via S1 do Eixo Monumental e fechamentos pontuais nos cruzamentos. O objetivo é garantir a segurança dos pedestres durante a caminhada (veja mapa abaixo).

A concentração dos mil participantes está prevista para as 8h na Praça do Buriti. Às 9h a marcha segue pela via S1 e vai até o Museu da República, onde termina o evento, às 12h.

Mudança no transito durante a Marcha para Jesus — Foto: Detran-DF/ DivulgaçãoMudança no transito durante a Marcha para Jesus — Foto: Detran-DF/ Divulgação

Mudança no transito durante a Marcha para Jesus — Foto: Detran-DF/ Divulgação

Picnik

No sábado e no domingo tem Picnik, no gramado do Memorial dos Povos indígenas. O evento vai das 12h até a meia-noite.

Para facilitar a chegada de um público, o Detran fará controle de tráfego e travessia de pedestres. A orientação é para que os motoristas estacionem nas áreas do Palácio do Buriti, da Câmara Legislativa ou no estacionamento em frente ao TJDFT.

“Não será permitido estacionamento em lugares que atrapalhem a fluidez das vias e sobre gramados”, alertam os agentes de trânsito.

Passeio Ciclístico em Sobradinho

Em Sobradinho tem passeio ciclístico no sábado. O Detran vai acompanhar interditando, momentaneamente, algumas vias durante a passagem do comboio (veja mapa abaixo).

O evento começa às 8h com a concentração na altura da Quadra 11, próximo ao estacionamento do Instituto Educacional Santo Elias. A partir das 8h30, os ciclistas iniciam o deslocamento pela via que passa próximo à Caesb, entre as Quadras 10 e 14, contornam a Quadra 09 até a chegada no Parque Jequitibás, pela Avenida Contorno.

Mudanças no trânsito para o Passeio Ciclisto em Sobradinho — Foto: Detran-DF/ DivulgaçãoMudanças no trânsito para o Passeio Ciclisto em Sobradinho — Foto: Detran-DF/ Divulgação

Mudanças no trânsito para o Passeio Ciclisto em Sobradinho — Foto: Detran-DF/ Divulgação

Na praia

Para o Na Praia, que acontece no Setor de Hotéis e Turismo Norte, próximo à Concha Acústica, equipes do Detran irão trabalhar com educação e de fiscalização de trânsito.

Os agentes vão montar dois Pontos de Controle de Tráfego e implantar sinalização nas vias próximas para direcionar o tráfego. O objetivo é permitir o acesso aos condomínios e evitar o estacionamento irregular de veículos.

Intervenções no trânsito para o evento Na Praia — Foto: Detran-DF/ DivulgaçãoIntervenções no trânsito para o evento Na Praia — Foto: Detran-DF/ Divulgação

Intervenções no trânsito para o evento Na Praia — Foto: Detran-DF/ Divulgação

A recomendação do Detran é o uso de transporte público a fim de evitar congestionamentos e dificuldades para estacionar, além de ter liberdade para consumir bebida alcoólica sem colocar em risco a segurança no trânsito.

Estacionamento 04 do Parque da Cidade

No domingo (11), o Parque da Cidade receberá o evento Brasas no estacionamento nº 04. Equipes de fiscalização farão o controle de tráfego no local, auxiliando na travessia de pedestres.

O Detran informa que a fiscalização será voltada para estacionamentos irregulares e condutores sob o efeito de álcool.

Parada LGBT em Brazlândia

No domingo, o Detran faz interdições na região de Brazlândia entre 14h e 22h, quando acontece a 5ª Parada do Orgulho LGBT da cidade.

A concentração será a partir das 14h, na Administração Regional, com deslocamento da passeata marcado para 16h e encerramento as 22h (veja mapa abaixo).

Intervenção no trânsito para a Parada LGBT de Brazlândia — Foto: Detran-DF/ DivulgaçãoIntervenção no trânsito para a Parada LGBT de Brazlândia — Foto: Detran-DF/ Divulgação

Intervenção no trânsito para a Parada LGBT de Brazlândia — Foto: Detran-DF/ Divulgação

O trajeto prevê a passagem do trio elétrico e dos participantes na via entre as Quadras 16 e 18 do Setor Tradicional. Em seguida, o grupo acessa as quadras 19 e 02, até a chegada na Vila São José, onde se encerra o percurso, na altura da quadra 36.

As equipes de fiscalização do Detran explicam que irão fechar pontos durante o trajeto do trio, liberando o trânsito logo em seguida.

Parada LGBT na Candangolândia

A Candangolândia terá sua 2º Parada do Orgulho LGBT, neste domingo. A concentração está marcada para começar as 14h na Praça dos Estados.

O deslocamento, às 18h, passa pela Rua dos Transportes, em frente à Praça do Bosque, até a chegada ao Centro de Ensino Médio Júlia Kubitschek. Nesse local, os participantes e o trio elétrico retornam pela Rua dos Transportes até o ponto de concentração (veja mapa abaixo).

Mudanças no trânsito para a Parada LGBT da Candangolândia — Foto: Detran-DF/ DivulgaçãoMudanças no trânsito para a Parada LGBT da Candangolândia — Foto: Detran-DF/ Divulgação

Mudanças no trânsito para a Parada LGBT da Candangolândia — Foto: Detran-DF/ Divulgação

São João do Cerrado

O Maior São João do Cerrado, que acontece de sexta até domingo, em Ceilândia, também exigirá do Detran-DF algumas intervenções na área próxima ao Estádio Abadião. As vias de ligação da N1 com a N2, perto do condomínio Free Residencial, serão parcialmente fechadas, permitindo apenas o acesso ao condomínio e às áreas destinadas a estacionamento.

Nos três dias de festa, o Detran vai realizar controle de tráfego, facilitar a travessia de pedestres e intensificar a fiscalização nas imediações do estádio, a fim de coibir infrações, principalmente a de conduzir veículo sob influência de álcool.

O órgão atuará com o efetivo de 24 agentes de trânsito, distribuídos em 12 viaturas, um guincho e uma empilhadeira.

Para Guará News

Alexandre Torres

Fonte;G1 DF