Pular para o conteúdo
Início » Eleições para conselhos de cultura no DF bate recorde de inscritos

Eleições para conselhos de cultura no DF bate recorde de inscritos

Eleições para conselhos regionais bate recorde de inscritos

Foram 444 candidaturas, com o quórum mínimo atingido por 27 regiões administrativas

AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: CHICO NETO
Conselhos regionais incluem representantes de diversos segmentos artísticos e culturais | Foto: Divulgação/Secec

Mais de 400 pessoas se inscreveram no edital de seleção de conselhos regionais de Cultura (CRCs) – triênio 2021/2024, lançando pelo Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF). Encerrada em 23 de agosto, a concorrência contabilizou 444 candidatos de todas as regiões administrativas (RAs). Das 33 RAs, 25 (76%) atingiram quórum (mínimo de nove inscritos) para formar democraticamente os CRCs.

Mesmo em período de pandemia da Covid-19, que determinou processo eleitoral remoto, o volume de inscrições cresceu consideravelmente em relação aos editais anteriores. “Em 2016/2017, foram 233 inscritos”, compara o presidente do CCDF, Wellington Abreu. “Temos, hoje, 87% do DF envolvidos nessa eleição on-line. Há muito a comemorar”.

“Em 2016/2017, foram 233 inscritos. Temos, hoje, 87% do DF envolvido nessa eleição on-line. Há muito a comemorar”Wellington Abreu, presidente do Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF)

Previsto na Lei Orgânica da Cultura (LOC), o CCDF é um órgão deliberativo com a missão de fortalecer e aprofundar o Sistema de Arte e Cultura do DF (SAC-DF) ao trazer a voz da sociedade civil para a construção coletiva das políticas públicas destinadas à cultura. As eleições refletem um esforço conjugado do CCDF, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e da comunidade artística.

Após a homologação dos habilitados, realizado na sexta-feira (6), permanece aberto, até a próxima segunda (11), o período de interposição de recursos.  A partir desse momento, a mobilização será feita diretamente pelo candidato/candidata, em campanha que pode eleger titulares e suplentes dos CRCs. Com eleições marcadas entre os dias 21 deste mês e 2 de outubro, o processo eleitoral prevê que os novos conselheiros regionais tomem posse entre 16 de novembro deste ano e 8 de janeiro de 2021.

Explosão de inscrições

“Tivemos uma explosão de inscrições e conseguimos contemplar RAs que não tinham alcançado os números de candidatos e candidatas necessários para a composição dos conselhos regionais”, informa o presidente do CCDF.

Entre as RAs que receberam mais inscritos, estão Sobradinho I (28), Plano Piloto (26), Santa Maria com (24), Samambaia (23), Riacho Fundo I e Planaltina (19), Paranoá (18), Ceilândia e Recanto das Emas (17), Guará e Gama (16), Brazlândia, Sobradinho II e São Sebastião (15), Varjão (13), Cidade Estrutural e Jardim Botânico (12), Cruzeiro e Riacho Fundo II (dez ) e Águas Claras (nove).

Com domicílio eleitoral formado pela primeira vez, a RA de Sol Nascente/Pôr do Sol garantiu a marca dos 13 inscritos. Arniqueira, também estreante, registrou dez candidaturas no total. O certame prevê a composição dos CRCs com, no mínimo, nove vagas. Não atingiram esse número oito RAs: Itapoã (oito inscritos), Núcleo Bandeirante, Park Way, Vicente Pires (seis), Sudoeste (três), Lago Norte, Lago Sul e Fercal (dois).

Wellington Abreu informa que o CCDF vai debater possíveis soluções para essas oito RAs. Dentre as nove vagas, o certame deve obedecer, ainda, ao quesito de paridade de gênero, que prevê cinco vagas para mulheres. “Conseguimos obter um número alto de mulheres inscritas, o que nos deixou felizes e com a sensação do dever cumprido”, avalia.

Cronograma

  • Recebimento de recursos: até o dia 11 deste mês
  • Divulgação das candidaturas válidas: entre os dias 14 e 18
  • Realização das eleições on-line: do dia 21 deste mês a 2 de outubro
  • Homologação do resultado das eleições: 5 a 12 de outubro
  • Publicação no Diário Oficial do DF (DODF) dos nomes das pessoas eleitas: 13 outubro a 13 de novembro
  • Posse web/presencial: 16 de novembro deste ano a 8 de janeiro de 2021.

Com informações da Secec

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News