Pular para o conteúdo
Início » Meio ambiente em questão. Revitalização do parque ecológico do Guará

Meio ambiente em questão. Revitalização do parque ecológico do Guará

Audiência pública com iniciativa do deputado Rodrigo Delmasso coloca em discussão a revitalização do Parque Ezechias Heringer.

Nesta quarta feira 14 de agosto de 2019 tivemos junto ao deputado Rodrigo Delmasso compondo a mesa, Luciane Quintana – administradora do Guará,  Dr. Aldo Cesar Fernandes – chefe de assessoria de meio ambiente da Novacap, Dr. Eduardo Gricol – assessoria de edificações da Novacap, Rejane Pieratti – superintendente do instituto Brasília ambiental – Ibram, professor Afrânio Barros –  coordenador de ensino – diretor da regional de ensino do Guará.

Em pauta a revitalização do parque ecológico do Guará, parque Ezechias Heringer, no qual as discussões foram acaloradas pelos vários fatores que levam a utilização e preservação do projeto que se apresenta para uma nova realidade para nossa cidade guaraense.

Foram discutidas a recuperação de áreas degradadas, se o impacto de destinar o parque para um número maior de frequência de pessoas que podem não respeitar o santuário de nosso meio ambiente que já foi catalogado mais de 100 espécies de orquídeas, única no Brasil com tal característica.

A implementação deste plano seria de bom tom que fossem resolvidos os problemas que lá já existem como, invasões e problemas com erosões e os cuidados com a fauna e a flora.

Foi comentado o fato do deputado Rodrigo Delmasso comparar o parque do Guará com o Central Park de Nova York, aonde expressou sua visão de qualificar a cidade como a de melhor qualidade de vida do Guará e referência para o Brasil e para o mundo, registrando neste momento o que temos que desenvolver para as próximas gerações.

A comparação criou um clima entre as pessoas que não aprovam o projeto, que dentro de uma pesquisa apresentada pelo parlamentar tem uma aprovação de 97% da população da cidade.

A Dra.  Rejane Pieratti falou para as pessoas conhecerem melhor o plano de manejo que está no portal do Ibram ( Biblioteca Digital ) e terem maior conhecimento do projeto. falou sobre as reformas já executadas e as que ainda estão para serem feitas.

O professor Afrânio apresentou o plano de expansão do  Parque Educador com vistas ao desenvolvimento da Escola da Natureza no parque do Guará levando os alunos a interagir e conhecer melhor o parque, a fauna e a flora do local criando assim um cuidado maior das crianças com o meio ambiente.

Aldo César da Novacap demonstrou a preocupação que parte da presidência da empresa em acompanhar em detalhes todas as questões que se apresentem, com acompanhamento de suas análises e competências a que são atribuídas.

O arquiteto Eduardo apresentou o belo projeto, este que  foi ainda questionado por parte dos moradores e adoradores do parque que estiveram nesta audiência pública.

Ainda teremos muitas questões a serem observadas em prol de nosso parque e de nossa cidade, dependemos muito dos cuidados com o meio ambiente e todos estão convocados e convidados a participar, cuidar e viver nosso parque do Guará.

Produção, texto e fotos:

Alexandre Torres

Guará News