Dia Nacional de Doação de Leite Humano no HRAN

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

No Hospital Regional da Asa Norte, hoje(16/05), foi dia de comemorar o Dia Nacional da Doação do Leite Humano.

O dia Nacional de Doação de Leite Humano é comemorado no dia 19 de maio (segundo a Lei n.13.227, de 28/12/2015).
O evento no Hospital Regional da Asa Norte, contou com a presença primordial de muitas mães que são doadoras e receptoras de leite materno.
Pais e crianças, convidados, servidores do HRAN e do Banco de Leite Humano do HRAN, e colaboradores do evento. Estiveram presentes também o Superintendente da Regional de Saúde Central Dr. Luciano Gomes Almeida, o Diretor do HRAN Dr. Josinaldo da Siva Cruz, a Diretora Administrativa Sra. Graziele Faria, Chefe do NEPS/HRAN (Núcleo de Educação Permanente) Sra. Carmélia Villela, e a Chefe do Núcleo de Banco de Leite Humano do HRAN, Dra. Soyama Brasileiro.
Dra. Soyama coopera diretamente no banco de leite humano e na coordenação do Projeto Amigo da Criança durante 17 anos, o que deu o título ao hospital em 2000. Ela se emocionou em citar as situações as quais passou, salvando a vida de pequenos recém-nascidos que ficam por meses internados no hospital, além de agradecer todo o apoio e incentivo que ela possui na atuação na área de Aleitamento Materno no Distrito Federal.
Um momento marcante foi quando a Dra. Soyama apresentou a profissional do Corpo de Bombeiros do DF, a Sra. Joselita, que é a responsável em recolher na casa das mães, o leite materno que é doado para o banco de leite.
O Banco de Leite Humano (BHL) continua participando e apoiando todas as atividades de aleitamento da região central. O HRAN possui quatro selos de ouro e um reconhecimento para funcionamento de Banco de leite. Em 2018 o BHL do HRAN, colaborou como rede, ajudando a outros hospitais com leite humano, inclusive hospitais particulares.
Segundo o relatório de produção do BLH/HRAN, os dados entre janeiro/2018 a abril/2019 consta um total de 3.511 visitas domiciliares, e este ano entre janeiro a abril de 2019 houveram 729 vistas domiciliares.
O número total de doadoras de janeiro/2018 a abril/2019 foi de 524. E 135 novas doadoras este ano entre janeiro e abril.
As doações de leite humano, favoreceram uma quantidade de 723 receptores entre janeiro de 2018 a abril de 2019. E este ano de janeiro a abril foram 238 receptores.

O Guará News parabeniza a todos os que estiveram presentes e colaboraram com esse maravilhoso evento de sensibilização da população em salvar vidas através do leite materno! E agradecer a todas as mães doadoras e pedir para que todas multipliquem ainda mais, esse grande ato de amor!!

Edição/ Redação – Gisele Frazão

Fotos – Gisele Frazão

 

Você também pode querer ler