Pular para o conteúdo
Início » Dia Nacional da Cultura: Orquestra Sinfônica de Brasília apresenta composições brasileiras

Dia Nacional da Cultura: Orquestra Sinfônica de Brasília apresenta composições brasileiras

Dia Nacional da Cultura: Orquestra Sinfônica de Brasília apresenta composições brasileiras

Orquestra Sinfônica de Brasília — Foto: GDF/ DivulgaçãoOrquestra Sinfônica de Brasília — Foto: GDF/ Divulgação

Orquestra Sinfônica de Brasília — Foto: GDF/ Divulgação

Segundo o maestro regente da orquestra, Claudio Cohen, a apresentação vai reunir composições do passado, de Claudio Santoro e Heitor Villa-Lobos, e do presente – escritas pelo percussionista Ney Rosauro, radicado em Brasília, e pelo jovem André Mehmari, um dos expoentes da nova geração no país.

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional — Foto: Toninho Tavares/Agência BrasíliaOrquestra Sinfônica do Teatro Nacional — Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional — Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Villa-Lobos
Da obra de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), a Orquestra Sinfônica vai executar a primeira composição da série “Bachianas Brasileiras” – homenagem à música clássica barroca e ao maior representante da vertente, Johann Sebastian Bach (1685-1750).

As “Bachianas nº 1” serão executadas pelo naipe de violoncelos da Orquestra Sinfônica, cujo 1º violoncelista é Rodolpho Borges, natural de João Pessoa. O instrumento era o preferido de Villa-Lobos.

Claudio Santoro
Do compositor que fundou a Orquestra Sinfônica de Brasília, a obra escolhida é “Frevo para dois pianos”, escrita para a pianista Neusa França, autora do hino da capital federal, que morreu em 2016.

Cena do documentário 'Santoro – O homem e sua música' em que maestro Claudio Santoro rege estudantes na UnB — Foto: YouTube/ReproduçãoCena do documentário 'Santoro – O homem e sua música' em que maestro Claudio Santoro rege estudantes na UnB — Foto: YouTube/Reprodução

Cena do documentário ‘Santoro – O homem e sua música’ em que maestro Claudio Santoro rege estudantes na UnB — Foto: YouTube/Reprodução

Segundo o maestro Cohen, a composição estreou em 1980 no Auditório da Escola de Música de Brasília acompanhada por encenação coreográfica de Gisele Santoro, bailarina e mulher do compositor.

Ney Rosauro
A obra escolhida do percussionista contemporâneo Ney Rosauro é uma orquestração do concerto nº 1 para vibrafone e orquestra. O regente Cohen disse que, após assistir à execução da obra, sugeriu ao compositor que a transcrevesse para orquestra. Segundo ele, a música é de “extrema brasilidade”.

André Mehmari
Já do compositor Mehmari, a obra selecionada é “Variações Sinfônicas sobre um tema de Ernesto Nazareth”, em referência ao pianista carioca e compositor de choros e sambas que viveu de 1863 a 1934.

Segundo Cohen, Mehmari faz uma “grande viagem musical” com citações a Villa-Lobos, ao compositor russo Petrovich Mussorgsky, e transitando, ainda, pelo choro e pelo jazz.

Programe-se

Orquestra Sinfônica no Dia Nacional da Cultura

  • Data: 5 de novembro
  • Hora: 20h
  • Local: Cine Brasília – 106/107 Sul
  • De graça
    *Os portões abrem às 19h15 para idosos e pessoas com deficiência e às 19h30 para o público em geral
  • Adaptações: Alexandre Torres
  • Guará News