Pular para o conteúdo
Início » Dia Mundial do Meio ambiente possui esse ano o tema “poluição do ar”

Dia Mundial do Meio ambiente possui esse ano o tema “poluição do ar”

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, é a principal data das Nações Unidas para sensibilizar e encorajar ações no mundo todo em prol da proteção ambiental. Tendo “poluição do ar” como tema deste ano, a ONU Meio Ambiente lança um site especial :   www.worldenvironmentday.global/pt-br

Com um mapa interativo de eventos e um desafio digital de comprometimento. O objetivo é chamar a atenção para este problema evitável, mas que demanda ações urgentes e imediatas.

Nove em cada dez pessoas no mundo estão expostas a altos níveis de poluição do ar, o que excede os números considerados seguros pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este tipo de poluição causa uma série de problemas, afetando não apenas a saúde humana, mas também o crescimento econômico – custa à economia global 5 trilhões de dólares por ano.

Principalmente nas cidades, as emissões nocivas são um fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis, provocando quase um quarto (24%) das mortes por doenças cardíacas, 25% dos óbitos por acidentes vasculares cerebrais (AVCs), 43% por doença pulmonar obstrutiva crônica e 29% por câncer de pulmão. Muitos poluentes atmosféricos também intensificam o aquecimento global.

É necessário e de extrema importância, que a população mundial tenha conhecimento e consciência da preservação do Meio Ambiente e quais atitudes devem ser tomadas, para mantermos o nosso mundo habitável para a atual e as futuras gerações!

Fonte : ONU Brasil (com adaptações Guará News por Gisele Frazão)

Foto : Guará News