Pular para o conteúdo
Início » Detran recomenda cuidados e atenção nestes períodos de chuva. Motocistas são condutores mais vulneráveis

Detran recomenda cuidados e atenção nestes períodos de chuva. Motocistas são condutores mais vulneráveis

Segundo Detran, motocistas são condutores mais vulneráveis na chuva

Departamento de Trânsito (Detran) emite alerta para que motoristas redobrem a atenção durante o período chuvoso. Segundo levantamento da autarquia, os motociclistas são os condutores mais vulneráveis nesta época do ano


AG Agatha Gonzaga MF Matheus Ferrari
O motoboy Alisson toma mais cuidados nas chuvas, época em que caiu algumas vezes da moto: ”Se não se proteger, vai pro chão”(foto: Agatha Gonzaga/Esp. CB/D.A Press )
“A pista estava com muito óleo. Eu via que ela brilhava, e eu estava muito devagar, mas o carro aquaplanou e, para não invadir a via contrária e bater de frente com outro carro, subi no meio-fio e bati na cerca do Parque Olhos D’Água.” O relato da maquiadora Júlia Martins de Paula, 24 anos, reforça os riscos de dirigir na época das chuvas. Por causa disso, o Departamento de Trânsito (Detran) emitiu uma recomendação aos brasilienses a fim de redobrar a atenção ao volante durante o período. As primeiras precipitações costumam ser perigosas para os motoristas, pois a mistura da água com resíduos de óleo e fuligem acumulados no asfalto durante a seca deixa as pistas escorregadias.

Além disso, infrações comuns em tempos de estiagem, como excesso de velocidade e uso de celular na direção, têm consequências ainda mais graves quando se tem água nas vias. A baixa visibilidade e a falta de aderência entre pneu e asfalto são fatores determinantes para as batidas. Paulo Cesar Marques, professor de Engenharia de Tráfego na Universidade de Brasília (UnB), alerta para os perigos. “Com a chuva, a percepção de risco fica reduzida, porque as pessoas acham que nada vai acontecer”, explica.

Em época de pistas molhadas, os motociclistas são os mais vulneráveis. De acordo com o Detran, no primeiro semestre do ano, 69% das fatalidades em acidentes com moto envolviam esse tipo de condutor. Pelo levantamento, das 64 vítimas mortas, 44 guiavam a motocicleta e 20 eram pedestres ou estavam em outros veículos.

O estudante Mateus Negrelli, 24 anos, caiu da moto pela única vez exatamente no período chuvoso. Para ele, além da responsabilidade dos condutores de veículos maiores, é preciso que o motociclista esteja atento. “Isso é fato. Basta começarem as chuvas para ocorrerem os acidentes. E são erros das duas partes. Dos motociclistas, que, geralmente, não fazem nenhuma revisão na moto, não verificam freios, pneus, nada. E dos motoristas de carros, que não respeitam o motociclista, não dão seta”, reclama o jovem.

Para o motoboy Alisson Sabino, 24, não tem manutenção que evite a derrapada em pista molhada. “Você pode colocar o pneu que for, mesmo não estando careca, não tem pista molhada que não deslize”, queixa-se. Em três anos trabalhando com a moto, ele se envolveu em seis acidentes, a maioria debaixo de chuva. O motoboy assume parte da responsabilidade quanto à pressa para fazer entregas, mas cobra respeito por parte dos condutores de carro. “No trânsito, era para o maior proteger o menor, mas não é assim que funciona. Se não se proteger e ficar atento, vai pro chão”, lamenta.

A motorista por aplicativo Beathriz não usa celular ao volante: cuidado(foto: Agatha Gonzaga/Esp. CB/D.A Press )
O taxista Milton bateu o veículo no período chuvoso: ”O carro deslizou”(foto: Agatha Gonzaga/Esp. CB/D.A Press )

Concentração

Taxista há quatro anos, Milton Ferreira, 54, envolveu-se em acidentes de trânsito no período chuvoso. “O (carro) da frente freou bruscamente e, como o chão estava muito molhado, o veículo deslizou e encostou na traseira do outro”, detalha. Para o condutor, no entanto, o uso do celular como GPS para definir os trajetos de algumas viagens não o coloca em risco. “Se você está bem na frente do celular, não tira a atenção. O que tira a atenção é se você vai dirigindo e mexendo no celular, né? Mas, se você coloca a localização antes de sair, não atrapalha não, reforça”, avalia.

Diferentemente de Milton, a motorista do sistema de transporte por aplicativo Beathriz Antunes, 25, que nunca se envolveu em acidente, reconhece que utilizar celular como recurso de trabalho pode ser um complicador para a atenção no trânsito. “Atrapalha, porque, realmente, às vezes, a gente não vê algumas coisas, acaba levando uma buzinada, ou não vê alguém atravessando na faixa. Querendo ou não, ficar olhando para o GPS, dependendo da hora, atrapalha a concentração” afirma.

O Detran orienta os condutores a terem mais cuidado nessa época, como reduzir a velocidade, aumentar a distância do veículo da frente e usar o ar-condicionado, ou abrir um pouco os vidros, para melhorar a visibilidade. Antes de iniciar a direção, é recomendado observar as condições mecânicas do veículo e manter a regularidade de manutenção interna, bem como de partes externas, como o calibre dos pneus.

Quanto ao uso de celular na condução de qualquer veículo, o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro prevê que tal ação caracteriza infração gravíssima. Além disso, resulta na perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e no pagamento de multa de R$ 293,47.

Morte na BR-080
Um acidente de trânsito deixou um morto e dois feridos na BR-080, em Brazlândia. Por volta das 13h de ontem, o veículo conduzido por um motorista de 65 anos atingiu um poste de iluminação. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestaram socorro às vítimas. O condutor foi transportado para o Hospital Regional de Brazlândia orientado, consciente e estável. Uma passageira, de 54 anos, foi levada para o Hospital de Base do Distrito Federal com suspeita de fratura no fêmur da perna esquerda. A outra passageira, que não teve a idade divulgada pelos bombeiros, morreu no local do acidente. Duas faixas da BR-080, em direção a Brazlândia, ficaram interditadas durante o socorro.

Atenção


Evite acidentes durante a chuva:

» Faça revisão de pneus, freios, limpadores e faróis do veículo

» Mantenha os pneus calibrados e evite frear quando cair em um buraco a fim de diminuir o efeito do impacto

» Para ter melhor visibilidade, use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular dentro do veículo

» Reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo da frente

» Se houver pouca visibilidade em função de chuva ou de neblina, pare e espere as condições do tempo melhorarem, caso possa fazer isso com segurança

» Evite freadas ou mudanças bruscas, pois o acúmulo de água na pista pode provocar a aquaplanagem, quando os pneus perdem o contato com o asfalto

» Utilize sempre a luz de seta para indicar mudança de direção

» Em caso de enchente, abandone o veículo assim que o nível de água atingir o batente do carro, pois pode começar a boiar.

Adaptações: Alexandre Torres
Guará News