Pular para o conteúdo
Início » Curso pré-vestibular gratuito para alunos da rede pública abre 180 vagas no DF

Curso pré-vestibular gratuito para alunos da rede pública abre 180 vagas no DF

Por G1 DF

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News


 Alunos do programa Vestibular Cidadão, no Distrito Federal, em imagem de arquivo — Foto: Vestibular Cidadão/Divulgação Alunos do programa Vestibular Cidadão, no Distrito Federal, em imagem de arquivo — Foto: Vestibular Cidadão/Divulgação

Alunos do programa Vestibular Cidadão, no Distrito Federal, em imagem de arquivo — Foto: Vestibular Cidadão/Divulgação

programa “Vestibular Cidadão”, criado por alunos da Universidade de Brasília (Unb) e que oferece aulas de graça para estudantes de escolas públicas que se preparam para o vestibular, está com inscrições abertas no Distrito Federal. O prazo vai até o dia 5 de fevereiro (veja detalhes abaixo).

Ao todo, são 180 vagas dividas entre os turnos da manhã, da tarde e da noite. As inscrições devem ser feitas por meio do site do projeto.

Para participar do processo seletivo é preciso ser aluno do terceiro ano do ensino médio ou já ter se formado em uma escola pública ou com bolsa integral em instituições privadas de ensino.

O projeto também está selecionando professores voluntários. Para eles, o prazo de inscrições vai até 10 de fevereiro.

O único investimento, explicam os voluntários responsáveis pelo pré-vestibular, é uma taxa de inscrição, que custa R$ 11. O dinheiro arrecadado é destinado à manutenção do trabalho.

De olho nas datas

A prova de seleção para o curso preparatório deve ocorrer no dia 8 de fevereiro. Já nos dias 15 e 16, serão realizadas as entrevistas individuais.

As aulas estão previstas para começar no dia 29 de fevereiro, e vão até a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prevista para outubro e novembro. Segundo o Ministério da Educação, neste ano haverá dois tipos de provas, sendo uma delas digital.

As inscrições para quem deseja ser professor voluntário do projeto também estão abertas e vão até o dia 10 de fevereiro.

O que é o Vestibular Cidadão?

Professora voluntária dá aula no Vestibular Cidadão, em foto de arquivo — Foto: Arquivo PessoalProfessora voluntária dá aula no Vestibular Cidadão, em foto de arquivo — Foto: Arquivo Pessoal

Professora voluntária dá aula no Vestibular Cidadão, em foto de arquivo — Foto: Arquivo Pessoal

O Vestibular Cidadão foi criado por alunos da Universidade de Brasília, em 2003. A iniciativa oferece aulas preparatórias para estudantes da rede pública ou com bolsa integral em escolas particulares que não tem condições de pagar por um cursinho preparatório para o Enem.

O objetivo da iniciativa é prestar auxílio àqueles que buscam pela oportunidade de ingressar em uma instituição de ensino de qualidade, incentivando os alunos a se tornarem cidadãos conscientes e agentes positivos de mudança na sociedade, além de aprimorar seu rendimento.

Serviço

Vestibular Cidadão – inscrições:

  • Para alunos: até 5 de fevereiro
  • Para professores voluntários: até 10 de fevereiro
  • Inscrições pelo site
  • Taxa de inscrição: R$ 11
  • Curso gratuito
  • Podem participar alunos ou ex-alunos do ensino médio de escolas públicas ou com bolsa integral em instituições privadas