Curso pré-vestibular gratuito para alunos da rede pública abre 180 vagas no DF

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Por G1 DF

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News


 Alunos do programa Vestibular Cidadão, no Distrito Federal, em imagem de arquivo — Foto: Vestibular Cidadão/Divulgação Alunos do programa Vestibular Cidadão, no Distrito Federal, em imagem de arquivo — Foto: Vestibular Cidadão/Divulgação

Alunos do programa Vestibular Cidadão, no Distrito Federal, em imagem de arquivo — Foto: Vestibular Cidadão/Divulgação

programa “Vestibular Cidadão”, criado por alunos da Universidade de Brasília (Unb) e que oferece aulas de graça para estudantes de escolas públicas que se preparam para o vestibular, está com inscrições abertas no Distrito Federal. O prazo vai até o dia 5 de fevereiro (veja detalhes abaixo).

Ao todo, são 180 vagas dividas entre os turnos da manhã, da tarde e da noite. As inscrições devem ser feitas por meio do site do projeto.

Para participar do processo seletivo é preciso ser aluno do terceiro ano do ensino médio ou já ter se formado em uma escola pública ou com bolsa integral em instituições privadas de ensino.

O projeto também está selecionando professores voluntários. Para eles, o prazo de inscrições vai até 10 de fevereiro.

O único investimento, explicam os voluntários responsáveis pelo pré-vestibular, é uma taxa de inscrição, que custa R$ 11. O dinheiro arrecadado é destinado à manutenção do trabalho.

De olho nas datas

A prova de seleção para o curso preparatório deve ocorrer no dia 8 de fevereiro. Já nos dias 15 e 16, serão realizadas as entrevistas individuais.

As aulas estão previstas para começar no dia 29 de fevereiro, e vão até a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prevista para outubro e novembro. Segundo o Ministério da Educação, neste ano haverá dois tipos de provas, sendo uma delas digital.

As inscrições para quem deseja ser professor voluntário do projeto também estão abertas e vão até o dia 10 de fevereiro.

O que é o Vestibular Cidadão?

Professora voluntária dá aula no Vestibular Cidadão, em foto de arquivo — Foto: Arquivo PessoalProfessora voluntária dá aula no Vestibular Cidadão, em foto de arquivo — Foto: Arquivo Pessoal

Professora voluntária dá aula no Vestibular Cidadão, em foto de arquivo — Foto: Arquivo Pessoal

O Vestibular Cidadão foi criado por alunos da Universidade de Brasília, em 2003. A iniciativa oferece aulas preparatórias para estudantes da rede pública ou com bolsa integral em escolas particulares que não tem condições de pagar por um cursinho preparatório para o Enem.

O objetivo da iniciativa é prestar auxílio àqueles que buscam pela oportunidade de ingressar em uma instituição de ensino de qualidade, incentivando os alunos a se tornarem cidadãos conscientes e agentes positivos de mudança na sociedade, além de aprimorar seu rendimento.

Serviço

Vestibular Cidadão – inscrições:

  • Para alunos: até 5 de fevereiro
  • Para professores voluntários: até 10 de fevereiro
  • Inscrições pelo site
  • Taxa de inscrição: R$ 11
  • Curso gratuito
  • Podem participar alunos ou ex-alunos do ensino médio de escolas públicas ou com bolsa integral em instituições privadas

Você também pode querer ler