Pular para o conteúdo
Início » Cuidados na volta as aulas. Detran realiza ações educativas a partir desta segunda

Cuidados na volta as aulas. Detran realiza ações educativas a partir desta segunda

Detran realiza ações educativas a partir desta segunda

Com o aumento do fluxo de veículos nas proximidades das escolas, o órgão recomenda que os condutores diminuam a velocidade e fiquem mais atentos às faixas

AGÊNCIA BRASÍLIA *

A Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-DF vai realizar diversas ações educativas de Volta às Aulas nas proximidades das escolas do Distrito Federal.

O objetivo do trabalho – que começa nesta segunda-feira (29), é orientar os pais quanto às atitudes corretas que devem ser adotadas no trânsito como, por exemplo, estacionar corretamente na vaga e não parar em fila dupla.

Com o aumento significativo do fluxo de veículos nas proximidades das escolas neste período, o Detran recomenda que os condutores diminuam a velocidade e fiquem mais atentos à movimentação dos pedestres nas faixas.

Para ampliar a visibilidade é recomendável manter distância maior do carro da frente. A fiscalização de Trânsito atuará em apoio às ações de educação.


Confira o cronograma   

Blitz Educativa de Volta às Aulas
Dia RA Local Hora Estimativa de público
29/7/ Brasília Colégio Sigma – SGAS, 912 11h às 14h 500 pessoas
29/7/ Brasília Colégio Santo Antônio – SGAS I Setor de Grandes Áreas Sul 911 11h às 14h 500 pessoas
30/7/ Brasília Colégio Maristinha SGAS II Setor de Grandes Áreas Sul, 609, Condomínio do Bloco Shis 714 Sul 11h às 14h 400 pessoas
01/8/ Brasília Colégio Sigma SHCN SGAN 910 Módulo e condomínio Master Place – Asa Norte 11h às 14h 500 pessoas
02/8/ Ceilândia Fundação Bradesco – QNN 28 – Ceilândia Sul 11h às 14h 500 pessoas

                                                                       

Com informações do Detran-DF

Dicas de trânsito para a volta às aulas

As férias escolares chegam ao fim e a rotina volta ao normal. Para muitos, a volta às aulas significa ter que enfrentar novamente as longas filas de veículos no trânsito. Os pais também sabem que o período exige muita paciência até retomar os hábitos diários dos filhos.

Nesse cenário de mudança, a chance de atraso é bastante alta sem um mínimo preparo. Por isso, trouxemos algumas dicas para que você possa ter mais tranquilidade na volta às aulas.

Programe-se para sair de casa mais cedo

Quanto mais próximo do horário de entrada e saída das escolas, maior o fluxo de veículos nas proximidades. Esteja pronto para partir mais cedo. Muitos pais têm que levar os filhos para a escola antes de seguir em frente para o trabalho e esquecem de ajustar novamente esse tempo a mais no trajeto.

Para quem não tem filhos, é indicado evitar as áreas próximas às escolas. Principalmente na época de volta às aulas, os agentes de trânsito aumentam a fiscalização e podem inclusive bloquear vias para tentar organizar o fluxo. O motorista desavisado pode acabar em uma fila indesejada.

Segurança em primeiro lugar

A pressa não é motivo para se esquecer da segurança. Antes de sair de casa, verifique se todos os passageiros do carro estão com cinto de segurança e se as crianças estão nos assentos adequados para o veículo particular.

  • Crianças de até um ano devem ser transportadas no bebê-conforto, com o assento voltado para o vidro traseiro;
  • De um a quatro anos devem fazer as viagens na cadeirinha;
  • Entre quatro e sete anos e meio, devem ser transportadas no assento de elevação;
  • Entre sete anos e meio e 10 anos de idade, devem ficar no banco de trás com o cinto de segurança.

O descumprimento das regras de transporte de crianças, que está descrito no Código de Trânsito Brasileiro, pode resultar em penalidades e multas.

Atenção redobrada com os pedestres na volta às aulas

Não transite em alta velocidade próximo às áreas escolares. Nesses locais o grande fluxo de pessoas exige maior atenção do motorista. Respeite as faixas de pedestres não parando sobre elas. Também fique atento aos sinais luminosos que auxiliam a travessia nas ruas.

Se você estacionou o carro e vai à porta da escola caminhando, lembre-se de andar com as crianças na parte interna da calçada. Se possível, sempre de mãos dadas, principalmente na hora de atravessar. A pressa também é inimiga do pedestre, portanto, evite atravessar a rua correndo. Quem te dificuldade na baliza, pode buscar ajuda com o nosso passo a passo.

Marque um ponto de encontro

Se possível, arranje um ponto de encontro que seja mais afastado da porta das escolas, onde você possa aguardar seus filhos com o carro parado. Isso ajuda a desafogar os locais onde há maior quantidade de carros. Além disso, permite que as crianças entrem sem pressa e com maior segurança no veículo.

Evite parar no trânsito ou tentar andar em fila dupla nas ruas. O indicado é manter-se sempre em fila indiana. Outra saída ruim que as pessoas encontram quando não há vagas é parar sobre as calçadas, o que restringe o fluxo de pedestres e pode gerar penalidades se o condutor for pego.

Por fim, seja gentil com outros condutores e respeite as leis de trânsito. Em um ambiente que todos estão apressados com a volta às aulas, manter a calma é o melhor para não ter estresse e evitar acidentes.

Por fim, a área escolar é geralmente bem sinalizada, com placas, faixas e, às vezes, até os fiscais de trânsito. Por isso, fique sempre atento com as placas e sinalizações.

 

Adaptações:

Alexandre Torres

Guará News