Continuam as chuvas e temporais no DF. Defesa Civil e Inmet alertam

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Por G1 DF

 


Compilação de raios sobre Vicente Pires e Taguatinga — Foto: Leo CaldasCompilação de raios sobre Vicente Pires e Taguatinga — Foto: Leo Caldas

Compilação de raios sobre Vicente Pires e Taguatinga — Foto: Leo Caldas

A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram um alerta de chuvas intensas para o Distrito Federal nesta segunda-feira (9), que vale até às 23h59 de terça-feira (10). Segundo o Inmet, nesses primeiros dias do mês já choveu 50% da média prevista para dezembro (veja detalhes abaixo).

De acordo com o Inmet, as pancadas devem acontecer no período da noite. Segundo o meteorologista Heráclio Alves, elas serão seguidas de rajadas de ventos de até 60 quilômetros e descargas elétricas.

“As temperaturas altas durante o dia colaboram para as chuvas intensas. Essas pancadas de chuvas são resultado do calor e da umidade que vem da região Norte do Brasil.”

A previsão é de pancadas de chuva durante a semana inteira.

Olho nas tesourinhas

O Departamento de Trânsito do DF (Detran) informou que, por conta dos alertas, equipes de fiscalização estão de prontidão para eventual necessidade de intervenção nas tesourinhas. “Caso a quantidade de chuva e o acúmulo de água causem riscos, as tesourinhas serão fechadas”, afirma o órgão.

Chuva prevista para o mês de dezembro

Carros submersos após chuva no DF, em imagem de dezembro — Foto: Arquivo pessoalCarros submersos após chuva no DF, em imagem de dezembro — Foto: Arquivo pessoal

Carros submersos após chuva no DF, em imagem de dezembro — Foto: Arquivo pessoal

De acordo com o o meteorologista do Inmet Heráclio Alves, a média de chuvas previstas para o mês de dezembro no Distrito Federal é de 241,5 milímetros. Mas as chuvas dos primeiros dias, somente no Plano Piloto, já atingiram 122 milímetros.

“Se as chuvas continuarem intensas dessa forma, até a metade do mês vamos chegar a 100% da média prevista.”

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News

Você também pode querer ler