Pular para o conteúdo
Início » Contas mais caras de energia elétrica e acesso ás viagens impulcionam inflação no DF

Contas mais caras de energia elétrica e acesso ás viagens impulcionam inflação no DF

Contas mais caras de energia elétrica e acesso ás viagens impulcionam inflação no DF

Guará DF, 12 de dezembro de 2023

Redação Guará News

Alexandre Torres

Dados do IPCA, publicados nesta terça-feira (12), pelo IBGE, indicam inflação de 0,40% no DF, com queda de 0,22 ponto em relação a outubro

Dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados nesta terça-feira (12/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam inflação de 0,40%, em Brasília.

O levantamento é referente a novembro deste ano e demostra queda de 0,22 ponto percentual em relação ao mês anterior. Em nível nacional, houve alta de 0,28%.

No ano, o IPCA de Brasília acumula alta de 4,69% e, em 12 meses, 5,21%.

De acordo com o levantamento, seis de nove grupos de produtos e serviço apresentaram altas no IPCA da capital. São eles:

  • Transportes
  • Passagem aérea
  • Emplacamento e licença
  • Automóvel novo
  • Combustíveis
  • Energia elétrica

Conforme consta no estudo, o grupo que mais puxou o IPCA de Brasília para cima foi transportes (0,64%). O resultado foi influenciado pelo aumento nos preços da passagem aérea (13,47%), que já acumula alta de 61,40% no ano.

O grupo habitação foi o segundo responsável pela alta. O resultado, segundo o levantamento, foi influenciado pelo aumento da energia elétrica residencial (4,02%), por causa de reajuste de 9,65% a partir de 22 de outubro.