Pular para o conteúdo
Início » Conselho de educação ganha seis novos integrantes

Conselho de educação ganha seis novos integrantes

Conselho ganha seis novos integrantes

Representantes de diversos setores do ensino terão mandato de quatro anos. Colegiado tem caráter consultivo-normativo de deliberação coletiva

AGÊNCIA BRASÍLIA *

O secretário de Educação, João Pedro Ferraz, deu posse nesta terça-feira (10/12) a seis membros do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF), para um mandato de quatro anos. Ferraz ressaltou a importância do colegiado para a melhoria do ensino.

“A cada dia que passo na pasta, me apaixono mais. Toda conversa é uma nova lição. E cabe a nós transformar essas ideias em políticas públicas, com a celeridade necessária. Tenho esperança de que podemos fazer muito pela educação, único caminho para resolver problemas como desemprego, desigualdade, falta de desenvolvimento”, afirmou o secretário.

O presidente do Conselho, Mário Sérgio Mafra, reconduzido ao cargo, relembrou o trabalho exercido pelo órgão. “A Educação no DF sempre foi pioneira. Fomos a primeira rede do Brasil a implementar o ensino em tempo integral – nas escolas Classe e escolas Parque – ainda nos anos 1960. Atualmente, somos a única unidade da federação que conta com a base nacional curricular comum totalmente normatizada”, afirmou o educador.

Os novos conselheiros representam diversos setores ligados à Educação. As nomeações foram assinadas pelo governador Ibaneis Rocha e publicadas no Diário Oficial do DF de 4 de dezembro de 2019

Entre os empossados, dois foram reconduzidos e os demais tiveram seus mandatos concluídos, exceto Carlos Souza França, representante dos professores de escolas particulares, falecido em outubro de 2019.


Os seis empossados

 Reconduzidos

  • José Eudes Oliveira Costa: representante de entidade sindical representativa dos Servidores da
  • Carreira Assistência à Educação Pública do Distrito Federal.
  • Mário Sérgio Mafra: membro indicado da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Novos conselheiros

  • Rodrigo Pereira de Paula: representante de entidade sindical representativa dos professores em estabelecimentos particulares de ensino do Distrito Federal.
  • Clayton Da Silva Braga: representante de entidade sindical representativa das escolas particulares do Distrito Federal, com mandato de quatro anos.
  • José Hélio Torres Laranjeira: membro indicado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
  • Wilson Conciani: representante de instituição pública federal de educação tecnológica.

Conselho de Educação do DF
Conselho de Educação do Distrito Federal é órgão consultivo-normativo de deliberação coletiva e de assessoramento superior à Secretaria de Estado de Educação.

A atribuição da entidade é definir normas e diretrizes para o sistema de ensino do Distrito Federal, bem como de orientar, fiscalizar e acompanhar o ensino das redes pública e privada.

O órgão é formado por representantes de diversos setores da Educação, com notório saber e ampla experiência na área, nomeados pelo governador do Distrito Federal.

No total, são 17 conselheiros, sendo oito indicados pela Secretaria de Educação do DF e nove representantes da comunidade acadêmica e escolar, de entidades representativas e dos profissionais da educação.

Com informações da Secretaria de Educação

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News