Pular para o conteúdo
Início » Confira tabelas com os novos valores da conta de água no DF

Confira tabelas com os novos valores da conta de água no DF

Confira tabelas com os novos valores da conta de água no DF

Confira tabelas com os novos valores da conta de água no DF

Nova estrutura tarifária foi apresentada nesta segunda-feira (2/12) e deve beneficiar quem consome menos. Para quem consome muito, haverá aumento


SP Sarah Peres

postado em 02/12/2019 18:17 / atualizado em 02/12/2019 18:28

A conta de água dos brasilienses vai mudar nos próximos meses. A nova estrutura tarifária de abastecimento de água e esgotamento sanitário foi apresentada nesta segunda-feira (2/12), pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). Os valores que chegarão aos consumidores serão calculados pelo preço do metro cúbico de água, mais uma taxa mínima. Ao final, a quantia é dobrada, para custear o tratamento de esgoto. A tendência com a mudança é que quem consome menos seja bonificado com tarifas menores. Para quem consome muito, haverá aumento. Ainda não há, contudo, um prazo definido para a nova cobrança

(foto: Adasa/Divulgação)
Atualmente, o consumidor tem a conta calculada com base na tarifa mínima, fixada em 10 m³ (ou 10 mil litros). Mesmo que o brasiliense não utilize a água por um mês, ele paga o equivalente a R$ 31,40. A alteração determina a extinção do consumo mínimo.
A nova resolução indica taxas fixas e variáveis, que variam conforme as categorias: residencial; residencial social; não-residencial; e paisagismo — irrigação (confira tableas com os valores de cada categoria ao fim desta reportagem). De acordo com Paulo Salles, diretor-presidente da Adasa, cerca de 40% dos consumidores pagarão menos nas contas de água.
“Agora, é claro, quem consome mais água, pagará um pouco a mais. Estamos vivendo momentos de crises hídricas, o que é uma discussão em todo o mundo. Por isso, precisamos pensar como manter nossa qualidade de vida, mas consumindo menos água”, analisa Paulo Salles.
O diretor ainda destaca que a medida auxiliará no controle de gastos. “Quem consome mais água, com essa mudança, poderá ficar interessado em diminuir este gasto. Isso porque a água ficará mais cara para quem se excede. É preciso pensar no consumo racional da água e, assim, poderíamos evitar uma nova crise hídrica no futuro”, frisa.
Por meio de nota oficial, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) explicou que tem cinco meses para se adaptar a mudança no cálculo da tarifa de água e esgoto. “Com isso, evitam-se distorções nas faturas e assegura a cobrança de água em valores mais justos para a população do Distrito Federal”, salienta a pasta.

Preço por categorias

Residencial
(foto: Adasa/Divulgação)
Residencial social
(foto: Adasa/Divulgação)
Não-residencial,Comércio e Poder Público
(foto: Adasa/Divulgação)
Indústria
(foto: Adasa/Divulgação)

Adaptações: Alexandre Torres
Guará News