Pular para o conteúdo
Início » Chuvas e temporais além de temperatura mais baixa para esta semana, 16 graus, confira

Chuvas e temporais além de temperatura mais baixa para esta semana, 16 graus, confira

Por Marília Marques, G1 DF

Asaptações: Alexandre Torres

Guará News


Vista de Águas Claras na manhã desta segunda-feira (8) — Foto: TV Globo/Reprodução

Vista de Águas Claras na manhã desta segunda-feira (8) — Foto: TV Globo/Reprodução

A semana será marcada por chuva, raios e trovoadas no Distrito Federal, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Devido ao risco de temporal, o órgão emitiu um alerta de perigo. O comunicado vale até as 12h desta segunda-feira (8).

Ao longo do dia, a temperatura varia de 18ºC a 26ºC, e a umidade fica entre 60% e 100%. Já nesta terça (9), os termômetros devem alcançar a mínima de 16ºC.

O meteorologista do Inmet Olívio Bahia explica que o volume de precipitação é “comum para esta época do ano“, as chamadas “chuvas de verão”.

“A chuva permanece pelo menos até sexta-feira. Haverá abertura de sol, mas com pancadas de chuva, que podem vir com raios, rajadas de vento e trovoadas.”

 

Gotas de chuva sobre pétalas de uma flor, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Gotas de chuva sobre pétalas de uma flor, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Ainda de acordo com o instituto, a explicação para os temporais está na Zona de Convergência do Atlântico Sul, uma faixa de nuvens vinda da Amazônia que cruza o país.

“É um sistema característico do verão, que costuma atuar por até cinco dias. Essa faixa de nuvens cruza o país, atua periodicamente e provoca chuvas, principalmente pela manhã e madrugada.”

 

Volume de chuva

 

Céu de Brasília na manhã desta segunda-feira (8) — Foto: TV Globo/Reprodução

Céu de Brasília na manhã desta segunda-feira (8) — Foto: TV Globo/Reprodução

O volume de chuva, na primeira semana de fevereiro, alcançou 67% do esperado para todo o mês183 milímetros (mm). A média corresponde ao registrado pelas estações meteorológicas da capital nos últimos 30 anos.

De 1º de fevereiro até as 7h desta segunda-feira (8) o Inmet registrou uma média de 122,48 mm de chuva. O Plano Piloto se destaca com o maior volume. Confira o balanço por região:

  • Plano Piloto: 178,8 mm (97,7% do esperado)
  • Brazlândia: 162,4 mm (88,7%)
  • Gama: 107 mm (58,5%)
  • Paranoá: 93 mm (50,8%)
  • Águas Emendadas (Planaltina): 71,2 mm (38,9%)

 

O meteorologista ouvido pela reportagem explica que se as chuvas se mantiverem, o DF vai atingir a climatologia ainda nesta semana. “Os dados servem para orientar e balizar setores como o da agricultura e indústria”.

E os reservatórios?

 

Com a precipitação, os reservatórios da capital operam com a capacidade acima dos 80%. A bacia do Descoberto – que abastece a maior parte dos imóveis do DF, está com 86,1% do volume útil. A última vez que o reservatório alcançou essa marca foi no dia 14 de setembro do ano passado.

Já a bacia de Santa Maria opera com 97,6% da capacidade. Os valores de referência, portanto, não foram informados pela Agência Reguladora de águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).

Orientações

 

Confira as orientações da Defesa Civil durante o período de chuvas intensas:

  • Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193;
  • Caso ocorra destelhamento da residência, a orientação é permanecer dentro da casa e procurar abrigo, como uma mesa ou cama;
  • Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés, além de não empinar pipas ou aeromodelos com fio;
  • Evita lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como celeiros, tendas ou barracos, e veículos sem capota, como tratores motocicletas ou bicicletas. Espaços abertos, como campos de futebol e estacionamentos também não são indicados;
  • Não entrar em piscinas ou lagos. Em rios e cachoeiras, o problema é agravado pela possibilidade de tromba d’água;
  • Se for motorista, não passa por locais alagados.