Pular para o conteúdo
Início » CEB anuncia conta de energia mais baixa no DF

CEB anuncia conta de energia mais baixa no DF

CEB anuncia conta de energia mais baixa no DF

Redução na tarifa para o consumidor final não significa impacto na arrecadação da companha

AGÊNCIA BRASÍLIA *

A Companhia Energética de Brasília (CEB) comunicou nesta terça-feira (15/10) a deliberação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por reajustar as tarifas de energia da CEB Distribuição (CEB-DIS), a partir de 22 de outubro, com efeito médio de – 6,79% ao consumidor.

Apesar da redução na conta de energia para o consumidor final, o reajuste negativo não impactará na arrecadação da CEB, que tem realizado uma gestão focada na otimização dos recursos, redução da inadimplência e combate às perdas.

O Reajuste Tarifário Anual (RTA) é um dos mecanismos de atualização do valor da energia paga pelo consumidor, aplicado de acordo com fórmula prevista no contrato de concessão. Ao calcular o reajuste, a Aneel considera vários fatores não gerenciáveis pelas distribuidoras, como o custo para aquisição de energia, os serviços de transmissão e os encargos setoriais. São valores que não entram no caixa da empresa – é, em vez disso, arrecadado e repassado para outros agentes do setor elétrico, como usinas geradoras, transmissoras etc.

Os fatores que mais contribuíram para o índice global negativo foram os percentuais de – 5,92% para o CDE (Conta-ACR e de – 1,90% para o CDE (Decreto 7945/2013), ambos encargos setoriais do sistema elétrico brasileiro.

No cálculo da nova tarifa, foi considerado um reajuste positivo de 0,65% na Parcela B, que representa os valores que remuneram o serviço prestado pela CEB-DIS. Na prática, a distribuidora deve arrecadar, nos próximos 12 meses, cerca de R$ 17 milhões a mais, sem impacto na conta de energia do consumidor final.

Os consumidores com fornecimento em baixa tensão (residências e comércio de pequeno porte) terão reajuste de – 6,91%, enquanto para os clientes conectados em alta tensão (indústrias e os grandes comércios) o reajuste será de – 6,52%.

 

* Com informações da CEB

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News