Cantoras de Brasília fazem show beneficente para conscientização sobre câncer de mama
Objetivo é arrecadar fundos para Associação de Mulheres Mastectomizadas. Espetáculo é nesta quinta (24) na Cervejaria Criolina.
Por Brenda Ortiz, G1 DF
Divulgação
O espetáculo, na Cervejaria Criolina, vai arrecadar fundos para a Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília – Recomeçar (veja detalhes abaixo).
A organização sem fins lucrativos apoia mulheres do Distrito Federal desde 2011. Segundo Ana Lélia, o trabalho com as mulheres chama a atenção.
“Nós achamos essa iniciativa delas tão legal, que ficamos com vontade de fazer um show, juntando cantoras daqui de Brasília, com o objetivo de ajudar também.”
Cantora Ana Lélia que se apresentará no Brasília Rosa in Concert — Foto: Divulgação
Rosa in Concert
Ana Lélia, Nathalia e Daniela Firme já tinham cantado juntas. Para o “Rosa in Concert”, convidaram Ana Clara e Carol Melo.
Ela dizem que escolheram a Recomeçar porque, além de apoiar mulheres no tratamento de câncer de mama, a associação também apoia vítimas de violência.
“O momento não podia ser mais perfeito. Somos cinco mulheres, trabalhando juntas para apoiar outras mulheres”, afirma Ana Lélia.
O quinteto promete mostrar trabalhos autorais e covers. O repertório terá uma variação de estilos musicais, passando pela MPB, bossa nova, jazz e blues.
A cantora e compositora Daniela Firme — Foto: Daniela Firme/Divulgação
A Recomeçar
A Associação Recomeçar nasceu do sonho de Joana Jeker. Diagnosticada com câncer de mama aos 30 anos de idade, em junho de 2007, ela fez todo o tratamento na Rede Pública de Saúde do DF e esperou 2 anos até fazer a primeira cirurgia de reconstrução da mama.
A cirurgia de Joana foi no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), que é responsável por cerca de 90% das reconstruções de mama pelo SUS em Brasília.
A reconstrução mamária pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é um direito assegurado pela Lei Federal nº 9797, de 6 de maio de 1999. Mesmo assim, a demora e a falta de informação fazem com que muitas mulheres não busquem a cirurgia.
A Recomeçar, conforme as voluntárias, “atua como articuladora de políticas públicas e promove a mobilização social consciente, para o atendimento de qualidade e agilidade à mulher mastectomizada”.
O dinheiro arrecadado com o “Rosa in Concert” servirá para garantir a continuidade do trabalho, afirmam.
Adaptações: Alexandre Torres
Guará News
Programe-se
Rosa in Concert
- Data: 24 de outubro
- Hora: 20h
- Local: Cervejaria Criolina – SOF Q 1 – Guará, Brasília
- Ingresso: R$ 15