Pular para o conteúdo
Início » Brasília vai sediar Fórum Latino-Americano de Infraestrutura

Brasília vai sediar Fórum Latino-Americano de Infraestrutura

Objetivo da 17ª edição do evento é aproximar governos e segmentos do setor privado para potencializar financiamento e agilizar a execução de projetos

AGÊNCIA BRASÍLIA *

A capital brasileira foi escolhida para ser a sede do Latin America Infrastructure Leadership Forum, encontro que já está na 17ª edição e, neste ano, será realizado pela primeira vez em Brasília nos dias 31 de julho e 1º de agosto. Promovido pela CG/LA, empresa norte-americana com sede em Washington DC, o fórum articula os projetos estratégicos de infraestrutura entre o setor público, as empresas e diversos players do segmento. O objetivo é ampliar as oportunidades, a velocidade de financiamento e a execução de projetos de infraestrutura.

Realizado pela empresa em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico e a de Relações Internacionais do GDF, o evento terá como tema central “Criando Valor Estratégico a Longo Prazo: Projetando e Construindo Grandes Projetos”. O programa prévio pode ser acessado aqui: https://www.cg-la.com/forums/lalf17/program (mais informações: https://www.cg-la.com/). Entre os projetos estratégicos no portifólio estão, por exemplo, o Brasília Smart Cities e o projeto Eixo do VLT.

O evento contará com participações internacionais e representantes de vários estados. O Governo de São Paulo vai apresentar projetos como a construção das linhas 8 e 9 do Metrô paulista via parceria público-privada (PPP). Na área de ferrovias, a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A apresentará a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que está em construção. Outro projeto será a Ferrogrão, via programa de parcerias de investimentos (PPI).

Na América Latina a empresa mapeou aproximadamente US$ 200 bilhões em projetos, todos demandando investimentos em infraestrutura, divulgados no documento Strategic 100 Latin American Infrastructure List 2019. “ Há 30 anos, a CG/LA vem reunindo alguns dos maiores projetos de infraestrutura pelo mundo com governos, empresas, investidores e especialistas por meio de grandes fóruns regionais de liderança, para possibilitar e facilitar o diálogo entre eles”, explica Norman Anderson, CEO da CG/LA.

Cidadão

“Nosso objetivo é alinhar toda a cadeia envolvida em infraestrutura para que conheçam uns aos outros e os projetos aconteçam com mais rapidez”, afirma o brasileiro Anand Hemnani, vice-presidente sênior e diretor de Investimentos da CG/LA. Ao listá-los, são considerados o valor estratégico dos projetos para o país, estado ou cidade e os benefícios para o cidadão, como mobilidade, sustentabilidade, impacto social e criação de empregos.

100 países

A CG/LA já tem, há muitos anos no portfólio, o apoio à execução e concretização de grandes projetos no Brasil como, por exemplo, o gasoduto em Paulínia (SP) e o projeto de Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas. Fora do Brasil, atuou para tirar do papel projetos tão diferentes quanto o que desenvolve um porto em Myanmar ou uma ferrovia de alta velocidade nos Estados Unidos.

A empresa reúne em suas plataformas mais de 3.000 membros de mais de 100 países, todos players do setor de infraestrutura. Entre as empresas e autoridades que estarão no evento estão a Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia, Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal, Governo do Distrito Federal, Apex Brasil, São Paulo Negócios, Governo de Minas Gerais, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA), Fundação Getúlio Vargas, Harvard University, TMF Group, Overseas Private Investment Corporation (OPIC) e Starr Insurance Holdings, para citar alguns.

Inscrições se encerram em breve – As inscrições antecipadas para o 17º Fórum de Liderança em Infraestrutura da América Latina terminam dia 26 de julho e custaram 695 dólares. Após essa data o valor passará para 795 dólares.

Parceria e apoio – São parceiros e apoiadores do 17º Latin America Infrastructure Leadership Forum, Governo do Distrito Federal (GDF), Hexagon, Starr Insurance Companies, Trimble, EMS Bruel & Kjaer, Oracle Construction and Engineering, Precision Hawk, Dal Pozzo Advogados, Banco UBS, Hill International, Ipsos, Apcol Pte., Houer Concessões, USAID, Urban Systems, PPI Programa de Parcerias de Investimentos, São Paulo Negócios, Agência Infra, GO Associados e Torus Consulting.

 

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Adaptações;

Alexandre Torres

Guará News