Pular para o conteúdo
Início » Aqui no Guará nada. Como estão os postos de saúde e hospitais públicos no DF? Melhorias nas unidades de saúde estão na fase final

Aqui no Guará nada. Como estão os postos de saúde e hospitais públicos no DF? Melhorias nas unidades de saúde estão na fase final

Melhorias nas unidades de saúde estão na fase final

Manutenções têm sido feitas em ritmo intenso, configurando benefícios para pacientes e profissionais da área

AGÊNCIA BRASÍLIA *
Além do Hospital Regional do Paranoá (atual Hospital da Região Leste), as reformas contemplam várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) | Fotos: Breno Esaki / SES

As adequações e revitalizações das estruturas das unidades públicas de saúde da Região Leste estão 70% concluídas. As reformas no Hospital da Região Leste (antigo Hospital do Paranoá) e nas demais unidades de saúde estão agradando aos profissionais e à população, segundo acompanhamento da Secretaria de Saúde (SES).

Assim se manifesta a vendedora Sara Gonçalves, 26 anos, que está grávida e é usuária frequente da UBS 3 do Paranoá. “A recepção ficou muito boa e mais aconchegante”, elogia. “Antes era muito apertada e as pessoas ficavam no sol ou na chuva. Agora, com a cobertura, ficou ótimo. O atendimento sempre foi bom, mas agora ficou mais confortável”. A exemplo dela, vários pacientes têm se mostrado satisfeitos com as mudanças.

“Essa melhoria era aguardada com muita expectativa, tanto pela população quanto por nós, profissionais”, avalia o técnico de enfermagem Elias Pereira. “Aprimorar a estrutura era fundamental para a melhoria do atendimento. Esperamos que essas melhorias repercutam positivamente na qualidade do atendimento da população, que agora terá um espaço reconfigurado, mais amplo e com mais leitos.”

Principais serviços

As obras para a Região de Saúde Leste demandaram um investimento de R$ 2,8 milhões. As unidades básicas de saúde (UBS) estão passando por adequações para abrir novos espaços de acolhimento, enquanto seguem em curso serviços de manutenção nas instalações elétricas e hidráulicas.

R$ 2,8 milhões . Recursos destinados às obras na Região de Saúde Leste

Na UBS 1 de São Sebastião, foram concluídos os serviços de pintura, manutenção nas instalações hidráulicas, elétricas e de esquadrias. Também foi realizada a impermeabilização do telhado da casa de parto, da policlínica e do laboratório.

As benfeitorias nas UBS 2, 5 e 8 do Paranoá, bem como as realizadas nas UBS 2 e 12 de São Sebastião, já foram concluídas. As unidades receberam manutenções nas partes elétricas, hidráulicas, de pintura, reposição de pisos, revisão de telhados, limpeza de calhas e substituição de vasos sanitários.

Outra novidade que resolveu um velho problema foi a colocação da estrutura para receber uma nova caixa d’água na UBS 5 de Nova Betânia, em São Sebastião. Já na UBS 1 do Itapoã, foi revitalizada toda a parte de esquadrias, telhado e pintura.

A UBS 3 do Paranoá, que atende à população do Paranoá Parque, teve a farmácia ampliada, recebendo adequações para a dispensação de psicotrópicos. Também foi feita a cobertura da recepção da unidade de saúde, melhorando o acolhimento dos usuários da unidade.

Assistência reforçada

O Hospital da Região Leste (HRL) também vem passando por adequações, muitas já concluídas ou em fase final. Alguns espaços estão sendo ampliados para receber mais leitos e melhorar a assistência à população.

O centro cirúrgico está abrindo mais uma sala de atendimento, passando de quatro para cinco. A Sala Vermelha também está sendo ampliada, passando de quatro para sete leitos. “Isso vai melhorar a assistência ao paciente que chega grave”, pontua a superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Bevilaqua. “Melhor estabilizado, ele tem maiores chances de sobrevivência e de alta”.

A unidade de traumatologia e ortopedia, por sua vez, vai ganhar uma sala para realização de pequenos procedimentos. “Com o contrato de manutenção, também foi possível fazer adequações nos espaços físicos do pronto-socorro”, explica Raquel. O centro cirúrgico, informa ela, também está sendo ampliado, o que garante mais celeridade às cirurgias eletivas.

Mudanças gerais

Há outras áreas do hospital que estão igualmente recebendo manutenção.  A entrada da emergência ganhará um balcão de acolhimento, promovendo maior agilidade no encaminhamento dos pacientes para a sala de classificação de risco.

Os banheiros da Ala de Custódia Hospitalar, que recebe detentos do Presídio da Papuda, passarão por revitalização. O Núcleo de Material Esterilizado do hospital também passou por adequações para receber novos equipamentos.

Além disso, a fachada do HRL está recebendo pintura nova, e todas as calhas estão sendo impermeabilizadas para evitar vazamento de água da chuva.

Com informações da Secretaria de Saúde (SES)

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News