Pular para o conteúdo
Início » Aquecimento global! Aquecimento no DF! DF deve ficar mais seco e com temperaturas até 8ºC mais quentes até 2100

Aquecimento global! Aquecimento no DF! DF deve ficar mais seco e com temperaturas até 8ºC mais quentes até 2100

Por G1 DF

 


Pôr do sol no Distrito Federal — Foto: Defesa Civil / DivulgaçãoPôr do sol no Distrito Federal — Foto: Defesa Civil / Divulgação

Pôr do sol no Distrito Federal — Foto: Defesa Civil / Divulgação

O relatório foi apresentado na quinta-feira (5) pela Secretaria de Meio Ambiente do DF (Sema) e aponta os mais prováveis cenários previstos para a capital por conta das mudanças climáticas que devem acontecer até 2100. São eles:

  • Aumento da temperatura entre 3ºC e 8ºC
  • Aumento do período de estiagem
  • Redução da umidade: 20 a 45% até o final do século
  • Redução das chuvas

    Para o secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho, o prognóstico é “preocupante”. Citando a crise que o DF enfrentou em 2017, ele considera que a consequência mais grave dessas previsões é a insegurança hídrica.

    “Daí a importância de saber os cenários que nos esperam para que a gente possa desde já buscar soluções. Os estudos são baseados no que há de mais consolidado na ciência mundial”, afirmou Sarney.

    A pesquisa utilizou quatro modelos globais de mudanças climáticas e fez um recorte na área do Distrito Federal. Além disso, também foram usados dados de dois possíveis cenários de emissão de gases do efeito estufa, até 2099.

    Medidas para os próximos anos

    Sistema de agrofloresta, que prevê plantio sustentável de alimentos — Foto: Ascom IJUS/Divulgação

    Sistema de agrofloresta, que prevê plantio sustentável de alimentos — Foto: Ascom IJUS/Divulgação