Pular para o conteúdo
Início » Alterações nas formas de seleção para entrada nos cursos de graduação da UnB

Alterações nas formas de seleção para entrada nos cursos de graduação da UnB

A Universidade de Brasília (UnB) mudou uma das formas de seleção para entrada nos cursos de graduação. Agora a instituição não vai mais adotar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Como justificativa, a UnB informou que o número de permanência dos estudantes que ingressam pelo Sisu era menor, se comparado ao vestibular e ao Programa de Avaliação Seriada (PAS). Além disso, o calendário estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Sisu, e o acadêmico da UnB, eram diferentes.

Com a alteração, os concorrentes vão continuar utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas, em vez de aplicá-la na plataforma do MEC, deverão se inscrever em edital próprio da UnB e indicar o Enem como critério classificatório.
A promessa da UnB é que a nova seleção manterá o mesmo quantitativo de vagas que eram destinadas ao SiSU e valerá para ingresso no primeiro semestre letivo de 2020. A publicação do edital ainda não tem data prevista.
A mudança foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em reunião no dia 27 de junho.
Outra alteração, também aprovada pelo Cepe, não vai mais permitir ao candidato do PAS e do vestibular alterar a pré-opção de curso, turno e campus ao ter acesso à nota individual, antes do resultado final da seleção. A retirada dessa etapa também valerá para o ingresso no primeiro semestre letivo de 2020.
O decano de Ensino de Graduação, Sérgio de Freitas, alegou que o uso desse sistema acabava por gerar uma grande incerteza entre os candidatos. “Muitas vezes, eles faziam a mudança da opção de curso de forma impulsiva e sem considerar sua verdadeira orientação vocacional”.
Fonte: Secretaria de Comunicação (Secom) da Universidade de Brasília (UnB), com adaptações Guará News por Gisele Frazão