A JUNPAG – Junta das Prefeituras e Associações do DF apresenta seu plano de ação para a cidade do Guará
Guará DF, 30 de março de 2023
Redação – Guará News
Alexandre Torres
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A JUNPAG – Junta das Prefeituras e Associações do DF, continua a executar seu plano de ação, para auxiliar os moradores na revitalização e/ou recuperação das Prefeituras e Associações de moradores do Guará, bem como, na criação de novas entidades representativas das quadras, no intuito de promover melhorias fomentar o bem estar de seus moradores.
O trabalho está em andamento na criação das prefeituras das QE/QI 03, QE/QI 05, QE/QI 08, QE/QI 10, QE/QI 11 e QE 19, onde grupos de moradores se mobilizaram para a fundação das respectivas Prefeituras/Associações.
Quanto à formalização da PREFEITURA COMUNITÁRIA DA QE 38 – GUARA II, cabe alguns Esclarecimentos:
A JUNPAG foi consultada sobre a possibilidade de auxiliar na fundação da NOVA Prefeitura Comunitária da QE 38, quadra que, diferentemente das quadras acima onde apenas um grupo de moradores se interessou em fundar a entidade representativa, manifestaram-se três grupos com essa intenção, que foram denominados Grupo 01, Grupo 02, Grupo 03, onde cada grupo indicou o Prefeito e Vice-prefeito, segundo critérios por eles definidos.
A JUNPAG fez-se presente junto aos fundadores da Prefeitura, ANTES DO PLEITO, por solicitação dos moradores interessados na fundação da mesma onde esclareceu que se tratava de FUNDAÇÃO da entidade representativa, visto que a mesma não existia até o momento, portanto sem CNPJ, sem estatuto, etc.
Assim, a participação da JUNPAG limitou-se a esclarecer e tirar dúvidas quanto à criação, informar os pré-requisitos básicos necessários para o bom andamento dos trabalhos, tais como: disponibilidade de urna, livro ATA, cédulas, material de expediente, isolamento de áreas, etc., bem como, fornecer modelo de Estatuto para futura adequação e aprovação dos fundadores e posterior registro em cartório, compor a mesa de registro da ATA de presença dos moradores fundadores e, ao final do prazo de manifestação dos moradores, acompanhar a validação do conteúdo da urna.
Como se vê, o evento, regras e metodologia para fundação da Prefeitura supracitada foi definida previamente pelos grupos interessados e os casos omissos foram resolvidos em comum acordo pelos representantes dos três grupos, que se responsabilizaram pelo fornecimento de toda a estrutura do evento tais como, publicidade, informações aos moradores fundadores, informações a autoridades, informações aos comerciantes da quadra, segurança e forma de comprovação documental dos moradores.
Posteriormente ao resultado, no dia 27/03/2023 a JUNPAG, através de seu Presidente e Vice-presidente, esteve em reunião com os grupos participantes, onde foram esclarecidas dúvidas e entendimentos errôneos preliminares, momento em que os grupos interessados, em perfeita harmonia, deram por encerrado o evento, validando o resultado.
Atenciosamente,
José Maria de Castro
Presidente