Torre de TV, uma das mais belas e visitadas arquiteturas da marca de Brasília completa 57 anos
Guará Ddf, 09 de março de 2024
Redação Guará News
Alexandre Torres
Ícone da paisagem brasiliense, Torre de TV completa 57 anos
Cartão-postal, que está entre os locais mais visitados da cidade, faz parte da identidade e do imaginário da capital federal
Um dos símbolos mais emblemáticos de Brasília, a Torre de TV completa 57 anos neste sábado (9) com uma série de atrações. Em homenagem à data, os visitantes serão recebidos com decoração especial, presentes e ampliação dos horários de visita.
Projetada pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa e inaugurada em 1967, a Torre de TV teve como inspiração a Torre Eiffel de Paris, capital da França. Do alto da edificação de 230 metros – o equivalente a um prédio de 25 andares –, é possível traçar os principais pontos da capital federal.
Entre as ações de aniversário está a ampliação do horário de visitação do Mirante da Torre até domingo (10), que será das 9h às 19h30. Outra novidade é um painel instagramável para a população registar a visita, eternizando o momento.
No sábado, a partir das 9h, turistas e brasilienses serão recebidos com balões, decoração especial e entrega de presentes. Para amenizar o calor, os visitantes também receberão água de coco.
A estrutura de 230 metros de altura é um dos pontos de turismo favoritos dos visitantes na capital federal e permite uma visão privilegiada dos monumentos que compõem o Eixo Monumental. Não à toa, o local recebe mensalmente cerca de 10 mil visitantes.
Vista privilegiada
Para Gustavo Rodrigues, de 31 anos, a Torre de TV é o cartão-postal mais bonito de Brasília. Morador da cidade, ele levou a prima Luíza Rodrigues, 21, que vive em Ijuí (RS), para conhecer o monumento.
“É a nossa referência de Torre Eiffel – porque não? – só que mais bonito, obviamente. A vista da cidade é muito legal, porque você consegue explicar como Brasília foi planejada melhor”, avalia.
“Sempre que a gente tem visita, a gente traz na torre, eu acho que é imperdível”, defende Gustavo. O brasiliense também celebrou a revitalização do espaço e a reinauguração da fonte, que é um “refresco, especialmente nos dias quentes”.
A prima dele, Luiza, conta que se encantou pela vista. “Daqui a gente consegue enxergar tudo, conhecer a cidade, entender como ela funciona. Porque é muito diferente de onde a gente vem, eu achei muito interessante.”
As particularidades da capital também atraíram a família de Paloma Martins, 29, e Vinícius Santos, 32, que levaram os filhos Isabella,7, e Isaque, de 8 meses, para ver a nova cidade de cima. Eles se mudaram para Brasília no fim do ano passado e ainda estão se encantando com as vistas da capital.
“É um ponto bem diferente. Parece outro Planeta, para quem veio da Baixada (Fluminense, no Rio de Janeiro)”, aponta o pai das crianças.
“A gente tem uma visão muito diferente de Brasília por conta da mídia. Quem vê, imagina que Brasília se limita à política, não tem noção de tudo que a cidade oferece”, conta Paloma.
Em outubro de 2019, a gestão da Torre de TV foi repassada ao BRB pelo prazo de 20 anos, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT).
Desde que assumiu, em 2020, o BRB já investiu cerca de R$ 20 milhões no complexo. Em setembro do ano passado, o banco entregou à população o Jardim Burle Marx – espaço revitalizado. A obra do jardim estava sendo aguardada há mais de 4 décadas.
“A Torre de TV é um dos principais símbolos de Brasília e do Brasil. O BRB assumiu a gestão do espaço em 2020 e se orgulha de ter devolvido à capital do país um de seus principais cartões postais. Com ele, além de entretenimento, pudemos contribuir com a geração de emprego e renda e ainda ajudar a movimentar a cultura e o turismo do Distrito Federal. Estamos felizes em poder compartilhar com a população ações para festejar mais um aniversário da Torre”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
Identidade brasiliense
A reabertura das estruturas da Torre de TV impulsionou o fluxo de visitantes, atraídos tanto pelo peso turístico da edificação, quanto pela riqueza cultural da feira de artesanato aos pés do monumento.
A feira mistura traços, temperos e ritmos das regiões que compõem a identidade da capital federal. São cerca de 500 expositores, entre artesãos, artistas plásticos e moveleiros.
Hebert Amorim, presidente dos expositores da feira de artesanato da Torre de TV de Brasília, lembra a riqueza do local para os visitantes.
“A feira da Torre de TV começou com a própria torre, porque o Juscelino (Kubitschek) queria o mesmo ‘burburinho’ que havia embaixo da Torre Eiffel, inspiração do monumento”, relata o presidente da associação. “Ele colocou o primeiro artista plástico para pintar, na época, e dali começaram a vir os artesãos.”
“Eles trouxeram o artesanato em couro, roupas, crochê, alimentação. Assim, a feira é um ponto de encontro”, detalha.