Pular para o conteúdo
Início » Volta ás aulas, confira datas de cada estado e DF

Volta ás aulas, confira datas de cada estado e DF

Volta às aulas 2021: veja as datas de início do ano letivo em cada estado e DF

Adaptações: Alexandre Torres
Guará News
Foto mostra menino de máscara escrevendo em seu caderno. O acessório será item essencial no retorno às aulas presenciais, em 2021.

Depois de quase 300 dias longe das escolas, o ano se inicia com um pouco menos de incerteza após o anúncio dos governos estaduais com relação à volta às aulas presenciais em 2021.

Segundo um levantamento feito pelo site de notícias Uol junto às Secretarias de Educação, ao menos 15 redes públicas de ensino estaduais já têm previsão de quando os estudantes poderão retornar às salas de aula. As regras não se aplicam para a rede privada, que, em alguns estados, possuem medidas mais flexíveis.

De maneira geral, quase todos os estados planejam um retorno entre os meses de janeiro e março, com exceção do Amapá, Amazonas, Bahia, Pará, Rondônia e Roraima, que ainda não definiram uma data exata para o início do calendário escolar.

+ Pesquisa revela que 38% dos alunos querem um modelo de ensino híbrido quando as aulas retornarem

Com relação ao formato utilizado, grande parte das Secretarias de Educação optaram pelo modelo híbrido de ensino, que mescla aulas presenciais e remotas. Nos locais em que o retorno dos alunos e professores ao ambiente escolar já está determinado, as escolas precisarão seguir protocolos e orientações sanitárias contra a Covid-19.

Veja no gráfico abaixo a previsão de volta às aulas em 2021, por estado:

 

Mapa mostra o plano de volta às aulas 2021 ao redor do Brasil, após quase 300 dias sem atividades presenciais.
Fonte: Melhor Escola/Uol

 

Volta às aulas 2021 em detalhe ao redor do Brasil

  • Acre (AC)
    A volta às aulas está prevista para março. Em entrevista concedida ao Jornal Acre, o Secretário Estadual de Educação, Mauro Sérgio, confirmou que, no primeiro momento, as escolas usarão o modelo híbrido de ensino. Neste contexto, as turmas serão divididas por listas de chamadas, evitando aglomeração e garantindo o distanciamento entre os alunos. As aulas presenciais só terão início em maio de 2021, mês que representa o início do ano letivo de 2021 no estado.
  • Alagoas (AL) 
    A rede pública estadual retomará as aulas presenciais a partir de 1º de março. Segundo o governador Renan Filho, pelo menos 30% dos estudantes das escolas públicas poderão frequentar as salas de aula. As escolas particulares, por sua vez, podem iniciar suas atividades presenciais a partir do dia 21 deste mês, com pelo menos 50% da capacidade.

  • Amapá (AP)
    Depois de um ano conturbado, marcado pela pandemia de Covid-19 e um apagão que durou 22 dias, o estado não tem data exata para a volta às aulas presenciais, mas a previsão é de que isso ocorra em 2021.

  • Amazonas (AM)
    Secretários de Educação estaduais e municipais aguardam um posicionamento dos órgãos sanitários para definir se as aulas acontecerão de maneira híbrida ou presencial. Até o momento não há previsão ou definição sobre o tema. Entretanto, a Seduc (Secretaria de Estado de Educação) do Amazonas, elaborou um plano de retorno às atividades presenciais, com protocolos e orientações para as escolas, estudantes e familiares.

  • Bahia (BA) 
    O estado ainda não divulgou o calendário do ano letivo de 2021. No dia 05/01, terça-feira, o governo da Bahia prorrogou o decreto que suspende as aulas das escolas públicas e particulares até o dia 15 de janeiro. Governantes pretendem se reunir, ainda essa semana, para discutir a retomada das atividades presenciais.

  • Ceará (CE) 
    No Ceará, a volta às aulas está prevista para fevereiro, combinando o modelo físico e virtual. De acordo com a Secretária de Educação do estado, Eliana Estrela, o retorno será gradual, por série, e contará com o rodízio de estudantes.

  • Distrito Federal (DF)
    A Secretaria de Educação definiu que o ano letivo de 2021 terá início em 8 de março e vai até dia 22 de dezembro. A decisão sobre o formato dependerá da situação da pandemianos meses de janeiro e fevereiro. Ao longo do ano, haverá aulas de reposição aos sábados. As escolas particulares, por sua vez, estão autorizadas a utilizar o ensino híbrido ou o presencial.

    + Escolas privadas têm queda de 63% na rematrícula

     

  • Espírito Santo (ES) 
    Ainda sem formato definido, a volta às aulas no Espírito Santo está prevista para o dia 04 de fevereiro. No estado, o ano letivo terá um total de 204 dias, e contará também com aulas de recuperação.

  • Goiás (GO)
    Segundo a Secretaria de Educação de Goiás, a retomada das aulas presenciais terá início no dia 25 de janeiro, em sistema de rodízio, com 30% da capacidade total. A prioridade será para os estudantes do 2º e do 3º ano do Ensino Médio, do 9º ano do ensino fundamental e também aos alunos que não possuem acesso à internet.

  • Maranhão (MA)
    A volta às aulas ainda não possui formato definido, mas, de acordo com o secretário estadual de Educação, Felipe Camarão, as escolas provavelmente utilizarão o modelo híbrido.

    O retorno das atividades presenciais terá início no dia 08 de fevereiro, iniciando com os alunos de escolas de período integral e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). No dia 22 do mesmo mês, os estudantes do 2º e do 3º ano do Ensino Médio também retornam. As demais séries só poderão iniciar suas atividades após o término do ano letivo de 2020.

  • Mato Grosso (MT) 
    Os alunos do Mato Grosso vão retornar às aulas presenciais a partir de 1° de fevereiro, em dias alternados. Ou seja, um dia o estudante comparece na escola e, no outro, estuda em casa.

  • Mato Grosso do Sul (MS)

    Na rede municipal, a volta às aulas está prevista para fevereiro, enquanto na estadual, o retorno acontecerá em março. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a estadual (SED) ainda estão avaliando qual modelo será utilizado, porém, tudo indica que as escolas combinarão aulas presenciais com as aulas onlines.

  • Minas Gerais (MG)
    O ano letivo está marcado para começar no dia 4 de março na rede de ensino estadual, entretanto, o governo do estado não confirmou a volta das atividades presenciais.

  • Pará (PA) 
    O estado ainda não anunciou uma data exata para a retomada das aulas em 2021.

  • Paraíba (PB)
    A previsão é que o retorno da rede pública aconteça no dia 18 de fevereiro, ainda sem formato definido. Já na rede privada, 730 escolas particulares da Paraíba devem voltar a funcionar no dia 8 de fevereiro, utilizando o ensino híbrido. A informação é do presidente do Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe), Odésio Medeiros.

  • Paraná (PR) 

    O ano letivo de 2021 na rede estadual de ensino do Paraná terá início no dia 18 de fevereiro, em formato híbrido. A ideia é que haja um revezamento semanal entre os alunos, com uma parte frequentando as escolas, e outra acompanhando as aulas simultaneamente, de maneira remota.

     

  • Pernambuco (PE) 
    A volta às aulas em Pernambuco está prevista para 3 de fevereiro na rede estadual de ensino.

  • Piauí (PI) 
    As escolas particulares e públicas foram autorizadas a definir as datas de retorno a partir de 1º de janeiro, desde que apresentem um plano de retomada que inclua medidas e orientações sanitárias. As aulas deverão acontecer em formato híbrido em todas as etapas de ensino, mas o Ensino Infantil poderá funcionar de modo 100% presencial.

  • Rio de Janeiro (RJ) 
    Conforme o calendário da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), divulgado no dia 23 de dezembro, o início do ano letivo de 2021 acontecerá no dia 8 de fevereiro. O documento prevê que as aulas aconteçam na modalidade híbrida, ou seja, presencial e remota.

  • Rio Grande do Norte (RN)
    A retomada das aulas presenciais no estado acontece no dia 1º de fevereiro, adotando protocolos e medidas sanitárias de segurança.

  • Rio Grande do Sul (RS)
    O calendário escolar estadual de 2021 começa em 8 de março, dando continuidade ao modelo híbrido, implementado durante a pandemia. Segundo a Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, o retorno será de forma escalonada, iniciando pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No dia 11, retornam os estudantes do Ensino Fundamental II, e, por último, no dia 15, os alunos do Ensino Médio e Técnico.

  • Rondônia (RO) 
    Ainda não há previsão para a volta às aulas presenciais na rede pública de ensino do estado, porém, acredita-se que as atividades serão retomadas de maneira remota em 2021. 

  • Roraima (RR) 
    Em Roraima, alguns colégios particulares de Boa Vista retomarão suas atividades em ambiente escolar a partir do dia 18 de janeiro. Em entrevista para o Jornal de Roraima, ontem (07 de janeiro), a secretária de Educação, Leila Perussolo, disse que ainda não há previsão para o retorno das aulas na rede pública. A definição, bem como o formato utilizado, será definido em conjunto com os professores no final de janeiro.

  • Santa Catarina (SC)
    O governo do estado prevê o retorno das aulas para o dia 18 de fevereiro, com escala de alunos. Nas regiões de alto risco para Covid-19, as escolas poderão receber somente 50% da capacidade total de alunos nas atividades presenciais. Nas áreas de menor risco, não haverá limitação, porém os estudantes e funcionários deverão respeitar as regras de distanciamento.

  • São Paulo (SP) 
    No estado de São Paulo, as aulas presenciais são obrigatórias para a rede pública de ensino, exceto aqueles que apresentarem um atestado de saúde que impossibilite seu retorno. A volta está programada para o dia 1º de fevereiro. Em coletiva à imprensa, o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, afirmou que, “mesmo em caso de bandeira vermelha, voltaremos em rodízio com máximo de até 35% dos alunos no mesmo turno”.

  • Sergipe (SE)
    As aulas presenciais nas escolas estaduais de Sergipe estão previstas para começar no dia 22 de março. Na rede particular, os estudantes do Ensino Médio poderão retornar em janeiro. A retomada das demais séries, tanto na rede particular quanto na pública, será definida pelos prefeitos de cada cidade.

  • Tocantins (TO)
    Na rede municipal, o início do ano letivo está previsto para o dia 2 de fevereiro, com apenas 25% dos estudantes por sala de aula. Dependendo da situação da pandemia, as atividades serão híbridas.