Pular para o conteúdo
Início » Visitas aos entes queridos que se foram. Estimativa de que mais de 500 mil pessoas irão este ano aos cemitérios

Visitas aos entes queridos que se foram. Estimativa de que mais de 500 mil pessoas irão este ano aos cemitérios

Mais de 500 mil pessoas devem visitar os cemitérios do DF no Dia de Finados

Bsb, 28.10.2021

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News

Secretaria de Justiça faz operação de acolhimento aos visitantes, com atendimento psicológico, orientações e serviços de ouvidoria

AGÊNCIA BRASÍLIA * I EDIÇÃO: CAROLINA JARDON

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), responsável por coordenar a concessão dos cemitérios do Distrito Federal, estima que mais de 500 mil pessoas passarão pelas seis unidades cemiteriais no feriado de Dia de Finados, na próxima terça-feira (2). Nos locais, serão oferecidos atendimentos com psicólogos, orientações e serviços de ouvidoria. Os estabelecimentos seguirão com os portões abertos das 7h às 19h.

“A estimativa é o dobro de pessoas que recebemos no ano passado, início da pandemia, que contabilizou 250 mil visitantes. Por isso, vamos reforçar o trabalho de acolhimento aos familiares e amigos que vierem prestar uma homenagem aos entes queridos”, destaca a secretária Marcela Passamani.

Os seis cemitérios do Distrito Federão vão funcionar das 7 às 19h | Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

Os rituais religiosos serão realizados pela Arquidiocese de Brasília, que vai disponibilizar tendas em todos os cemitérios, localizados em Planaltina, Brazlândia, Asa Sul, Taguatinga, Ceilândia e Gama. O local também contará com controle de distanciamento social e a aferição de temperatura.

 

Vale destacar, ainda, que será obrigatório seguir os protocolos de segurança contra à covid-19 nos estabelecimentos, como o uso de máscara e álcool gel, que também será disponibilizado aos visitantes nas entradas de cada unidade cemiterial.

O controle do trânsito ficará sob responsabilidade do Departamento de Trânsito (Detran/DF), Departamento de Estradas, Rodagens (DER-DF) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Ao longo do dia, a Caesb vai oferecer água gratuitamente aos visitantes e os demais serviços seguirão com o apoio de Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Vigilância Sanitária, Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), DF Legal e administrações regionais.

Reparos

O subsecretário de Assuntos Funerários da Sejus, José Carlos Medeiros de Brito, explica que são realizadas operações permanentes reparos nos cemitérios do DF, como pinturas, roçagem , manutenção em jardins e limpeza geral. “Estamos fazendo um pente-fino em cada um dos cemitérios com o objetivo de prestar um serviço de qualidade à população de forma eficiente e eficaz”, complementou Medeiros.

 

Os seis cemitérios do Distrito Federão vão funcionar das 7 às 19h. Confira os endereços:

• Campo da Esperança (Asa Sul) – 916 Sul
• São Francisco de Assis (Taguatinga Norte) – SOFHN, Área Especial
• Cemitério do Gama – SOE, Quadra 3, Área Especial Cemitério Setor Oeste
• Cemitério de Sobradinho – AR 7, Área Especial Cemitério Sobradinho II
• Cemitério de Planaltina – SNO, Conjunto E, Área Especial Cemitério
• Cemitério de Brazlândia – SNO, Quadra 6, Área Especial Cemitério

* Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus)