Pular para o conteúdo
Início » Vamos nos preparar! Inmet e Defesa Civil emitem alerta de chuvas intensas no DF até quinta-feira

Vamos nos preparar! Inmet e Defesa Civil emitem alerta de chuvas intensas no DF até quinta-feira

Por G1 DF

 


Dia de chuva no DF — Foto: SSP/DivulgaçãoDia de chuva no DF — Foto: SSP/Divulgação

Dia de chuva no DF — Foto: SSP/Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil emitiram, nesta terça-feira (4), um alerta de chuvas intensas e ventos fortes no Distrito Federal (DF). O aviso vale até a tarde desta quinta-feira (6).

De acordo com o comunicado, há perigo potencial para os moradores do DF, e possibilidade de chuvas de até 50 milímetros e ventos intensos que podem chegar a 60 quilômetros por hora.

Nesta quarta, as chuvas mais fortes foram registradas em São Sebastião, no Parque Nacional e na Cidade Ocidental, no Entorno. Já os ventos mais intensos foram em Brazlândia.

Chuva na região do Guará, no Distrito Federal — Foto: Carolina Cruz/G1Chuva na região do Guará, no Distrito Federal — Foto: Carolina Cruz/G1

Chuva na região do Guará, no Distrito Federal — Foto: Carolina Cruz/G1

Com as chuvas, as temperaturas caíram para 16ºC no Gama e 18ºC no Plano Piloto. Segundo o meteorologista do Inmet Mamedes Luiz Melo, “quase toda essa semana a temperatura deve ficar mais baixa que nos últimos dias, que estavam muito quentes”.

Mamedes explica ainda que as mudanças repentinas do clima são uma característica da temporada de verão. “Temos semanas com calor intenso, como semana passada, mas também temos chuvas muito intensas, que é uma coisa típica do verão”, afirma..

O verão termina no dia 20 de março, às 3h50. No DF, as temperaturas máximas até lá devem variar entre 28ºC e 30ºC. Já a média acumulada de chuvas pode chegar aos 900 milímetros.

Veja recomendações do Inmet:

  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados a tomadas;
  • Em caso de rajadas de vento, é importante não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • Não é recomendado estacionar veículos perto de torres de transmissão e de placas de propaganda.

Em caso de dúvidas, faça contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou com o Corpo de Bombeiros (193).

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News