Pular para o conteúdo
Início » Vai manter preso ou não? Sessão para votar prisão de Daniel Silveira será na tarde desta sexta

Vai manter preso ou não? Sessão para votar prisão de Daniel Silveira será na tarde desta sexta

O tucano Carlos Sampaio será o relator em Plenário e apresentará parecer para manter a prisão do deputado

atualizado 18/02/2021 20:43

A sessão da Câmara dos Deputados para decidir sobre a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) foi marcada para esta sexta-feira (19/2). A decisão foi tomada durante a reunião de líderes nesta quinta-feira (18/2).

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) será o relator em Plenário da medida cautelar 1/21, sobre a prisão do deputado. Sampaio é ex-promotor e apresentará um relatório favorável à manutenção da prisão, segundo informações colhidas.

Nas redes sociais, Sampaio chegou a opinar, nessa quarta-feira (17/2, sobre o assunto em um vídeo, no qual ele aponta que a imunidade parlamentar não pode ser usada para atacar as instituições.

De acordo com o líder do PSDB na Câmara, deputado Rodrigo de Castro (MG), Sampaio já está trabalhando no parecer.

“Ele está trabalhando agora no relatório e a tendência é que seja um relatório favorável à manutenção. Essa é a opinião da maioria da bancada”, disse o líder tucano ao Metrópoles.

“É claro que tem os pressupostos técnicos para isso também e que já estão amplamente veiculados, mas há também o aspecto político”.

O líder disse ainda que, apesar de ser a opinião da maioria da bancada, o PSDB não fechará questão sobre como toda a bancada deve votar. “É uma questão de foro íntimo”, destacou.

Custódia

Os deputados somente marcaram o horário para a sessão depois que a Justiça manteve a prisão após a audiência de custódia realizada no Rio de Janeiro.

A votação terá que ocorrer de forma aberta, pelo processo híbrido. Cada deputado terá que declarar o seu voto.

Para se livrar a prisão, o deputado terá que ter os votos de, pelo menos, 257 parlamentares, cancelando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) .

A manutenção da prisão foi decidida pelo juiz Airton Vieira, auxiliar do ministro Alexandre de Moraes, do STF, autor do mandado de prisão contra o deputado na última terça-feira (16/2).

A prisão ocorreu depois de o parlamentar usar as redes sociais para publicar vídeo no qual ameaça ministros da Corte.

Na quarta, o Plenário do STF convalidou, de forma unânime, a decisão liminar proferida pelo ministro, mantendo o deputado preso por “condutas criminosas [que] atentam diretamente contra a ordem constitucional e o Estado democrático”.