Pular para o conteúdo
Início » Vacinações contra gripe no DF começam com crianças hoje. Proteção é contra Influenza A (H1N1)

Vacinações contra gripe no DF começam com crianças hoje. Proteção é contra Influenza A (H1N1)

Por G1 DF


Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira no DF — Foto: Breno Esaki/SES-DF

Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira no DF — Foto: Breno Esaki/SES-DF

Neste ano, a campanha será dividida em etapas. O primeiro público-alvo a ser contemplado é o de crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da área de saúde.

Segundo o coordenador de Atenção Primaria da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), Fernando Erick Damasceno, a maior parte dos postos de vacinação contra a gripe será em pontos em que não há imunização contra a Covid-19.

“Para as poucas cidades em que não houve a possibilidade da divisão, as estruturas para o recebimento dos pacientes será diferenciada e bem sinalizada, principalmente com o uso de tendas, assim evitaremos que haja confusão entre a aplicação dessas vacinas”, explica.

Vacinas contra Influenza e Covid-19

A Secretaria de Saúde pede que as pessoas que pertencem tanto ao grupo prioritário para a vacinação contra a Influenza quanto contra Covid-19 fiquem alertas para o prazo de aplicação entre um imunizante e outro.

“É importante que seja priorizada a administração da vacina de Covid-19, caso a sua primeira ou segunda dose já esteja marcada para os próximos dias, devendo respeitar o intervalo de 14 dias para que assim possa tomar a vacina contra a Influenza. É importante a população ficar atenta a todas as anotações em sua caderneta de vacina”, afirma Fernando.

A orientação quanto ao intervalo entre as vacinas é do Ministério da Saúde. Segundo a pasta, caso o indivíduo tenha tomado primeiro a vacina contra a Influenza, é necessário aguardar o mesmo prazo de 14 dias para que possa receber a dose contra a Covid-19. É importante que a pessoa leve o seu cartão de vacinação para a avaliação da equipe da unidade de saúde.

Público-alvo

O público-alvo de 2021 inclui 1.117.656 moradores do DF. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis. A segunda fase da vacinação contemplará professores de escolas públicas e privadas e idosos com 60 anos ou mais.

Na terceira fase, estarão:

  • Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Forças de segurança e salvamento;
  • Forças armadas;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários;
  • Funcionários do sistema prisional;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade.

 

Crianças menores de nove anos de idade que nunca foram vacinadas contra Influenza precisam receber duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias entre elas. Para os demais imunizados, a vacina é realizada em dose única.

O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de anafilaxia a doses anteriores.

O DF recebeu 113.600 doses para iniciar a primeira fase, o que corresponde a 29% do total dos grupos da 1° etapa. Segundo a SES-DF, o quantitativo restante será enviado pelo Ministério da Saúde ao longo da campanha, de forma semanal.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News