Pular para o conteúdo
Início » Vacinação contra Covid-19 nesta segunda, vejam programação

Vacinação contra Covid-19 nesta segunda, vejam programação

Após o início da vacinação de pessoas de 50 a 54 anos com comorbidades, esta semana começa com o público-alvo da imunização ampliado

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News

Vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades e gestantes no estacionamento 13 do Parque da Cidade
Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) reabriu, no sábado (15/5), o agendamento da vacinação contra Covid-19 para pessoas com 50 e 54 anos que tenham comorbidades. Foram disponibilizadas mais 20 mil vagas no site vacina.saude.df.gov.br para continuidade de imunização do grupo, que começou a ser vacinado na quinta-feira (13/5).Com isso, a semana começa com o público-alvo da vacinação contra o novo coronavírus ampliado. Podem ser imunizados nesta segunda-feira (17/5) no DF: profissionais de saúde e da segurança pública, pessoas com 60 anos ou mais, pacientes em internação domiciliar, povos indígenas, pessoas de 50 a 59 anos com comorbidades, pessoas com síndrome de Down, pacientes que fazem hemodiálise, imunossuprimidos, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência inscritas no BPC.

Confira mais detalhes:

Divulgação/SES-DF

Segundo o Vacinômetro, plataforma da Secretaria de Saúde do DF, até a noite desse domingo (16/5), 555.226 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Distrito Federal e 291.624 foram contempladas com a segunda aplicação.

Vacinação de professores

As secretarias de Educação e de Saúde do DF decidiram que os primeiros profissionais da educação a serem vacinados contra a Covid-19 serão os que atuam em creches. Os empregados desses estabelecimentos somam um universo de cerca de 10 mil pessoas. Apesar da resolução, as pastas não conseguiram definir uma data para que a imunização desse grupo se inicie.

Representantes das duas secretarias reuniram-se na sexta-feira (14/5) a fim de definir o calendário. No entanto, após análise do cenário para imunizar trabalhadores das redes pública e privada do DF, as pastas chegaram à conclusão de que seriam 80 mil pessoas, e não haveria doses suficientes.

Por esse motivo, a Secretaria de Educação recebeu a demanda de ajustar o plano original, de forma a estabelecer prioridades, respeitando-se parâmetros educacionais e epidemiológicos. Assim, ficou decidido apenas que o Plano de Vacinação da Educação será feito em etapas, iniciando-se pelos profissionais que atuam nas creches.