Pular para o conteúdo
Início » Vacinação com Coronavac começa no DF e enfermaria do HRAN será ponto inicial

Vacinação com Coronavac começa no DF e enfermaria do HRAN será ponto inicial

Lidia Rodrigues Marques é profissional de saúde do Hospital Regional da Asa Norte. Vacinação começa nesta terça-feira às 10h

ATUALIZADO 19/01/2021 8:25

JP RODRIGUES/ ESPECIAL PARA METRÓPOLES
O transporte dos lotes da vacina Coronavac aos hospitais do Distrito Federal teve início por volta das 7h50 desta terça-feira (19/1). O esquema contou com forte aparato de segurança, que envolveu um efetivo da Polícia Militar. A primeira pessoa a ser vacinada na capital federal será a enfermeira do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) Lidia Rodrigues Marques.Segundo a PMDF, o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) fará sete rotas, saindo do Núcleo de Rede de Frio, da Secretaria de Saúde, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), tendo como destino os hospitais regionais da Asa Norte, Núcleo Bandeirante, Taguatinga, Ceilândia, Região Leste, Gama, Sobradinho e Planaltina.

Atualmente, há 105.960 doses no DF. A vacina foi feita em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, e a farmacêutica chinesa Sinovac.

Vacinação começa às 10h

A vacinação contra o novo coronavírus começa às 10h. O primeiro grupo de contemplados será composto pelos profissionais que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus: não apenas servidores da Saúde mas também funcionários da limpeza e vigilantes, além de médicos, enfermeiros, técnicos e grupamentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Além deles, nesse primeiro grupo há servidores da atenção básica, idosos com mais de 60 anos, acamados ou moradores de asilos. Nesta etapa inicial, está prevista a imunização de cerca de 51 mil pessoas.

Os profissionais que atuam na Saúde receberão a vacina nas unidades onde trabalham ou em unidades próximas. No caso de idosos que moram em locais de longa permanência, como asilos, a imunização ocorrerá nessas instituições.

Todas as pessoas que moram no Entorno, mas trabalham no Distrito Federal, serão atendidas pela rede pública local, enquanto as populações indígenas serão alcançadas pelas equipes volantes.

“O principal hospital é o Hran [Hospital Regional da Asa Norte]. Às 10h de terça, as primeiras doses começam a ser aplicadas. Serão médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, assim como servidores terceirizados” disse Osnei Okumoto. Até o dia 30, o país receberá mais 4 milhões de doses da vacina, o que vai assegurar a segunda fase da campanha.

Veja a expectativa de etapas de vacinação:

1ª – Profissionais que estão na linha de frente de combate à Covid-19, como médicos, enfermeiros, técnicos, vigilantes, responsáveis pela limpeza de hospitais e unidades de saúde, integrantes do Samu e do Corpo de Bombeiros, idosos em asilo e indígenas, além de profissionais de hospitais militares e privados. Esse grupo receberá duas doses da vacina que chegou nesta segunda;

2ª – Na segunda fase, pessoas com idade entre 60 e 74 anos receberão a vacina;

3ª – Pacientes com comorbidades, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News