Pular para o conteúdo
Início » Terapia promove tremores no corpo para aliviar o estresse Técnica foi incluída na lista de práticas integrativas da Secretaria de Saúde, sendo ofertada em unidades básicas e, em breve, também em escolas da rede pública

Terapia promove tremores no corpo para aliviar o estresse Técnica foi incluída na lista de práticas integrativas da Secretaria de Saúde, sendo ofertada em unidades básicas e, em breve, também em escolas da rede pública

Terapia promove tremores no corpo para aliviar o estresse

Técnica foi incluída na lista de práticas integrativas da Secretaria de Saúde, sendo ofertada em unidades básicas e, em breve, também em escolas da rede pública

AGÊNCIA BRASÍLIA *
Disponível nas unidades básicas de saúde de Ceilândia, Brazlândia, Paranoá e Asa Norte, a técnica pode ser praticada por pessoas de todas as idades | Fotos: Mariana Raphael/SES

Você já levou um grande susto, que deixou seu corpo tremendo por um bom tempo? Essa sensação também aparece quando a pessoa está ansiosa ou muito nervosa. Agora, já pensou em fazer exercícios que provoquem esse tremor justamente para tratar traumas, estresses e sofrimentos adquiridos ao longo da vida? Esta é, basicamente, a proposta da Técnica de Redução de Estresse (TRE), ofertada ao público pela Secretaria de Saúde (SED).

Criada nos Estados Unidos pelo psicólogo e filósofo David Berceli, a TRE utiliza exercícios simples, que ativam tremores musculares involuntários. Assim, o corpo libera tensões associadas a estresse e sintomas diversos. Pode ser praticada por pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade.

“O último exercício consiste em deitar no colchonete em posição de borboleta; é quando as pernas mais tremem e propagam pelo corpo, promovendo um relaxamento profundo e aliviando conteúdos ativados”, explica o médico Marcelo Amaral, referência técnica distrital da técnica na SES.

Resultados

Já no primeiro dia de prática, é possível ver mudanças. Convidada pela mãe, Zélia Maria da Silva, para praticar a TRE, Evely Maria da Silva Lorençoni, de 20 anos, conta que, depois de uma hora seguindo as instruções, saiu mais relaxada. “Vim porque estava estressada, por ser semana de provas, e agora estou saindo bem mais tranquila. Nem lembrava que tenho prova amanhã”, conta.

Zélia, que pratica a TRE há mais tempo, considera aquela hora de exercícios o momento certo para esquecer as tantas responsabilidades que tem no dia a dia. “Também aliviou as dores que eu sentia”, relata. “Agora, além da minha filha, quero que meu marido também participe, para ajudar a aliviar o estresse”.

Marcelo do Amaral, que já coordenou o Programa de Atenção à Saúde de Adolescentes e conheceu a TRE em 2010, quando fez com David Berceli sua capacitação e passou a praticar a técnica na Unidade Básica de Saúde 1 de Brazlândia, aferiu excelentes resultados. “Vinham pessoas com insônia, estresse, com conteúdos emocionais que as perturbavam, causando medo, ansiedade, depressão; e logo percebiam alívio de tudo isso com a prática”, relembra.

O médico Marcelo do Amaral fez a capacitação com o criador da técnica e vai estender a prática às escolas da rede pública

Acompanhamento

Um dos beneficiados com a técnica é o aposentado Orlando Nogueira de Assis, de 53 anos. Há um ano, ele passava por problemas emocionais que lhe custaram o sono. Passou a ser acompanhado por psiquiatra e a usar medicações de tarja preta. Foi encaminhado à TRE, então, para aprimorar mais uma etapa do seu tratamento.

“Já consigo dormir sem usar medicamentos, e até as dores de cabeça e nos ombros que eu sentia, não sinto mais”, revela. “Mesmo tendo recebido alta, não largo a prática e ainda convido amigos e familiares a participarem.”

Atualmente, a técnica de redução de estresse é oferecida em unidades básicas de saúde de Ceilândia, Brazlândia, Paranoá e Asa Norte. Com a formação de novos facilitadores, a tendência é aumentar a oferta. “Hoje, temos 30 facilitadores das mais diversas formações profissionais”, relata Marcelo.

Como participar

Aproximadamente 5 mil pessoas já foram beneficiadas pela técnica somente nos grupos, fora servidores, alunos e pessoas que participam de eventos de saúde onde a prática é oferecida. Para quem pretende praticar, basta ir à unidade onde a técnica é oferecida e informar-se sobre os dias e horários.

Além das unidades básicas de saúde, um projeto vai levar a Técnica de Redução de Estresse às escolas. “Iniciamos em uma escola pública no Gama, com diversas outras técnicas, e agora outras duas escolas em Brazlândia também receberão”, adianta Marcelo.

Acesse mais informações sobre a TRE neste vídeo.

Com informações da SES

Adaptações:

Alexandre Torres

Guará News