Tempo seco toma conta da cidade, temperatura pode chegar a 31 graus e umidade á 15%

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Umidade do ar deve chegar a 15% nesta segunda-feira

A previsão é de um dia quente e seco. Temperatura máxima pode chegar a 31°C


A previsão é de um céu claro a parcialmente nublado, com névoa seca(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

A semana no Distrito Federal começou quente e seca. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de um céu claro a parcialmente nublado, com névoa seca. As taxas de umidade variam entre 70% e 15%.

O clima também tende a esquentar. A mínima, de 16°C, foi registrada no início da manhã, enquanto a máxima pode chegar a 31°C, durante a tarde. “Essa semana a gente vai ter um tempo quente e seco. Na sexta-feira, a temperatura  volta a cair e, consequentemente, a  umidade aumenta, mas ainda continua seco”, afirma o meteorologista Mamedes Luiz Mello.
Quanto às chuvas, elas não devem aparecer tão cedo. Segundo Inmet, não há previsão de precipitações para os próximos dias. Já são quase 80 dias sem chuva.
No período de estiagem, é comum a ocorrência de incêndios em vegetação. Este ano, o Corpo de Bombeiros atendeu mais de 4 mil chamados para conter chamas em matas. Com 3.172 ocorrência até julho, 2019 já registra um aumento de 28% em relação ao mesmo período do ano passado, que contabilizou 2.465 chamados.
Você sabia que o ar seco faz as vias aéreas trabalharem ainda mais? Isso ocorre porque a mucosa nasal precisa umedecer o ar para que as trocas gasosas no pulmão mantenham certa quantidade de água.
Quando o tempo está muito seco, as vias respiratórias fazem um esforço maior. Com isso, as defesas do corpo diminuem. Assim surgem as viroses, alergias, inflamações por bactérias, rinites (inflamação da mucosa do nariz que atinge cerca de 25% da população brasileira, segundo a OMS), sinusite (nos seios da face), asma…
Veja, a seguir, algumas dicas para umidificar o ar em sua casa e aliviar os problemas respiratórios.1. Beba bastante água. Um copo (200 ml) a cada duas horas é o ideal.
2. Toalhas úmidas ou recipientes com água pelos ambientes da casa ajudam nos dias extremamente secos.
3. Lave o nariz e os olhos com soro fisiológico pelo menos três vezes ao dia. Atenção: água da torneira não adianta, pois não é pura e contém cloro, o que irrita ainda mais as narinas.
4. Use hidratante para a pele ao acordar e na hora de ir dormir.
5. Para evitar rachadura nos lábios, principalmente se for ficar ao ar livre durante algum tempo, não se esqueça da velha e boa manteiga de cacau: é barata e infalível.
6. Evite fazer exercícios físicos entre as 10 e as 16 horas.
7. Finalmente, mas não menos importante, considere a compra de um bom umidificador de ar portátil para a casa. Há no mercado diversos modelos ¿ silenciosos e que economizam energia.

Adaptações:
Alexandre Torres
Guará News

Você também pode querer ler