Só 15% dos moradores do DF se dedica ao trabalho voluntário, diz pesquisa

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Por G1 DF

Voluntários participam de projeto social que leva aulas de inglês gratuitas para crianças e adolescentes da Estrutural, no DF — Foto: Inglês na Estrutural/ DivulgaçãoVoluntários participam de projeto social que leva aulas de inglês gratuitas para crianças e adolescentes da Estrutural, no DF — Foto: Inglês na Estrutural/ Divulgação

Voluntários participam de projeto social que leva aulas de inglês gratuitas para crianças e adolescentes da Estrutural, no DF — Foto: Inglês na Estrutural/ Divulgação

No Brasil, o levantamento apontou que 83% dos internautas dizem que trabalho voluntário é importante, mas só 18% contribuem com tempo. No Distrito Federal, o levantamento realizado pelo IbopeInteligência mostrou que só 15% dos moradores participam de alguma iniciativa de voluntariado.

Ainda de acordo com a pesquisa, 74% dos moradores da capital federal disseram não conhecer uma ONG próxima a si. No entanto, um levantamento divulgado no ano passado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que existem, no Distrito Federal, 13, 8 mil ONGs (veja mais abaixo).

Por outro lado, 72% dos entrevistados falaram que reconhecem a capacidade que essas ações têm de transformar o mundo em um lugar melhor, e 82% disseram que os voluntários são importantes para o trabalho das organizações sociais.

A pesquisa, feita por meio de formulários online, ouviu 2.840 homens e mulheres maiores de 18 anos em todo o Brasil. Os dados foram levantados entre 26 de novembro e 2 de dezembro deste ano, a pedido da cervejaria Ambev.

ONGs no DF

ONG The Street Store DF promove 'loja' solidária na Estrutural, no DF.  — Foto: ONG The Street Store DF/DivulgaçãoONG The Street Store DF promove 'loja' solidária na Estrutural, no DF.  — Foto: ONG The Street Store DF/Divulgação

ONG The Street Store DF promove ‘loja’ solidária na Estrutural, no DF. — Foto: ONG The Street Store DF/Divulgação

As ONGs, que também podem ser chamadas de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), são entidades privadas que tem alguma finalidade pública. A maioria atua na defesa de direitos, mas as áreas de trabalho são diversas.

Um levantamento divulgado no ano passado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a capital federal tem, ao todo, 13.887 ONGs. Isso representa 4,7 iniciativas do tipo a cada 1 mil habitantes. É a maior taxa do Centro-Oeste e a sexta maior do Brasil.

Para ser considerada uma organização da sociedade civil, a iniciativa precisa:

  • ser privada, sem vínculo jurídico ou legal com o Estado;
  • não ter finalidade lucrativa;
  • ser legalmente constituída, ou seja, ter inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ);
  • ser autoadministrada;
  • ser constituída de forma voluntária por indivíduos, e as atividades que desempenham devem ser de livre escolha por seus responsáveis.

Como ser voluntário

Para os interessados em atuar como voluntários em alguma iniciativa, o Governo do DF possui o Portal do Voluntariado. O site reúne oportunidades de trabalho não-remunerado em diversas ações e iniciativas na capital.

No portal, o candidato pode selecionar uma área de atuação e os horários disponíveis. Então, ele será avisado quando surgir uma vaga de voluntariado no setor escolhido.

Além disso, o site permite que o internauta acompanhe campanhas em andamento. Até a última sexta-feira (6), segundo o portal, havia 24.308 voluntários cadastrados. Já as vagas abertas eram 124.264, em 414 iniciativas.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News

Você também pode querer ler